O presidente venezuelano, Hugo Chávez, se reuniu em Caracas no sábado à noite com membros do colombiano Polo Democrático Alternativo (PDA), dentro da rodada de conversas que mantém com diversos setores desse país para buscar saídas ao novo conflito bilateral.
Chávez recebeu os representantes da esquerda colombiana no palácio presidencial de Miraflores, e insistiu com eles em que o novo episódio de tensão diplomática bilateral, derivado do conflito interno da Colômbia, não afetará as relações dos povos de ambos os países.
"Não queremos causar dano às relações entre nossos povos", expressou Chávez aos visitantes, segundo informou à estatal Agência Bolivariana de Notícias (ABN). Ele sustentou que apesar de ter ordenado na madrugada desta sexta-feira o retorno do embaixador venezuelano a Bogotá, Gustavo Márquez, mantém congeladas as relações com o Governo do presidente colombiano Álvaro Uribe.
Chávez insistiu que Uribe incorre em um "ato grave e uma traição ao processo regional d eintegração", ao acordo que permitirá a instalação de bases militares na Colômbia. O presidente também reiterou aos esquerdistas colombianos a necessidade da retomada, na Colômbia, de uma saída negociada no conflito armado. "Estamos dispostos a ajudar nesse sentido", disse Chávez à ABN.