Uma pesquisa realizada pelo Ibope e pelo Instituto Trata Brasil aponta que 31% da população brasileira não sabe o que é saneamento básico. A pesquisa ouviu 1008 pessoas em 79 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes. O Ibope apresenta nesta manhã os dados em entrevista coletiva em São Paulo.
Apesar dos dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS) indicarem que apenas metade da população tem acesso a esgoto, 77% das pessoas acreditam que estão ligadas à rede pública. Na região Sul, esse número chega a 87%, e no Sudeste, 84%. A pesquisa aponta ainda que cerca de 26% dos entrevistados estão insatisfeitos com o serviço de coleta e tratamento de esgoto. Outros 50% se encontram satisfeitos.
O esgoto aparece em 7º lugar no ranking das áreas mais problemáticas do saneamento, apontado por 10% dos entrevistados. A primeira colocação ficou com a saúde (49%), seguido de segurança (46%), drogas (40%), educação (28%), emprego (27%), calçamento e pavimentação (11%) e limpeza pública (11%).