Celta 2003 ganha versão cinco portas e novo motor

 

Autos - 17/05/2003 - 17:15:02

 

Celta 2003 ganha versão cinco portas e novo motor

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O Celta 2003 traz muitas novidades ao consumidor. A nova linha do automóvel Chevrolet evoluiu significativamente. Já em produção desde o último mês de junho, ele estará disponível nas próximas semanas nas concessionárias autorizadas Chevrolet - inicialmente o de 3 portas e, a partir de 15 de julho, a versão de 5 portas. O modelo incorpora como principais destaques uma versão funcional de 5 portas e um novo motor mais potente, o VHC ("Very High Compression"), de 70 cavalos de potência. Este motor, o mais potente da categoria, propicia 10 cv a mais em relação ao propulsor utilizado na linha 2002 (60 cv) - com ganho de potência em torno de 17% e economia de combustível de 5 a 6% no trânsito urbano. Além disso, o torque subiu de 81 Nm para 86 Nm, proporcionando mais prazer ao dirigir. "O consumidor brasileiro pediu e, agora, estamos disponibilizando a versão de 5 portas do Celta para oferecer aos clientes um automóvel ainda mais prático, funcional e seguro. Além disso, o carro evoluiu em seu desempenho e ficou ainda mais potente e mais econômico, com o novo motor "VHC", em uma clara demonstração do compromisso da GM em atender os anseios dos clientes da marca Chevrolet. Temos a convicção de que o modelo, com os avanços incorporados, continuará oferecendo a melhor relação custo-benefício, mantendo-se posicionado no mercado como líder de vendas no segmento dos veículos econômicos de 1.0 litro", enfatiza Walter Wieland, o presidente da General Motors do Brasil. "O Celta ganhou um fôlego ainda maior para enfrentar os inúmeros concorrentes e temos certeza de que ele continuará se destacando no mercado e excedendo a expectativa dos clientes", prevê Marcos Munhoz, diretor geral de Marketing e Vendas da GM do Brasil. Segundo ele, com as novidades incorporadas na linha 2003, a marca Chevrolet sem dúvida vai manter a liderança do segmento dos hatchbacks de 3 portas e buscar a liderança entre os veículos de 5 portas (no segmento de 1.0 8V), em que passa a competir. Inicialmente a linha 2003 do Celta deverá chegar ao mercado com um mix de 50% da versão 5 portas e 50% da versão 3 portas. A capacidade atual de produção do modelo Celta, montado exclusivamente no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (RS), é de 120.000 veículos por ano, considerando dois turnos de trabalho. MELHOR DESEMPENHO E ECONOMIA Graças às melhorias incorporadas no Celta 2003 o modelo oferece aos consumidores um carro ainda mais prático e funcional, com melhor desempenho, melhor "arrancada" e uma otimização no consumo de combustível. Segundo Pedro Manuchakian, diretor executivo de Engenharia de Produtos da LAAM (América Latina, África e Oriente Médio), a GM do Brasil tem como meta buscar a melhoria contínua de seus veículos: "No caso específico do Celta optamos em incorporar no modelo o novo motor "VHC", que passou a ser utilizado inicialmente no novo Corsa. O resultado final foi um automóvel ainda mais rápido, seguro e econômico". Sérgio Rocha, diretor da plataforma Celta, acrescenta que a opção em oferecer um motor ainda melhor, considerou o fato de o segmento dos carros econômicos 1.0 litro no país ser o mais importante do mercado: "Trata-se de um grande avanço tecnológico que nos permite oferecer ao consumidor o veículo com o melhor desempenho dentre os motores 1.0 litro de 8 válvulas com aspiração natural". O motor propulsor teve seu torque aumentado de 8,3 para 8,8 mkgf (ou 81 para 86 Nm) e, aliado a um novo escalonamento das marchas, contribuiu para proporcionar ao veículo melhor desempenho nas acelerações e nas retomadas de velocidades, principalmente na aceleração de 0 a 100 km/h, agora obtida no tempo de 13s1 (3 portas) e 13s5 (5 portas), contra 15s5 (Celta 2002/3 portas). A retomada de velocidade, dos 40 aos 100 km/h, em quarta marcha, também melhorou significativamente, sendo agora de 17s2 (3 portas) e de 17s7 (5 portas), contra 20s6 (Celta 2002). Devido a grande melhoria do motor "VHC" e a harmonia com a nova relação de marchas utilizada, além do melhor desempenho, foi possível também melhorar o consumo de combustível que, em trânsito de cidade, proporciona uma média de 13,3 km/litro (3 e 5 portas), contra 12,9 (Celta 2002). DESIGN CRIA VERSÃO CINCO PORTAS Uma das grandes novidades do Celta 2003 é a versão de cinco portas, que vem somar-se à versão de 3 portas. Segundo David Rand, diretor de Design da GMB, a idéia foi criar esta nova versão mantendo as principais características estilísticas do automóvel. "O resultado final foi excelente. Além de oferecermos mais praticidade, funcionalidade e segurança com a inclusão de duas novas portas, o modelo manteve sua identidade, com um design moderno que agrada bastante aos consumidores". O design externo do Celta 5 portas manteve as características principais do modelo 3 portas pelas quais é facilmente reconhecido nas ruas. Nesse sentido, os "vincos" dianteiros e traseiros nos pára-lamas foram mantidos e as partes frontal e traseira do veículo não sofreram alterações. A inclusão das duas portas garantiu mais facilidade de acesso aos usuários, principalmente na parte traseira do veículo, sem a necessidade de alteração de todas suas dimensões internas e externas (mantendo também a capacidade do porta-malas). No interior do veículo, o painel agora conta com novo grafismo e cor dos instrumentos além de ponteiro iluminado por "led" (diodo emissor de luz), o que proporciona uma melhora em sua eficiência quando em uso noturno. Na versão cinco portas, os painéis de acabamento interno foram redesenhados e ganharam puxadores internos ergonomicamente similares aos utilizados nas linhas Astra e Vectra, o que facilita seus acionamentos.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo