Dinheiro da Universal teria ido para empresas de comunicação

 

Nacional - 12/08/2009 - 12:26:49

 

Dinheiro da Universal teria ido para empresas de comunicação

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Relatório que consta nas provas usadas pelo Ministério Público Estadual (MPE) na denúncia feita à Justiça contra o bispo Edir Macedo, fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) aponta oito empresas de comunicação entre as dez favorecidas por transferências eletrônicas (TEDs) oriundas da igreja. A TV Record aparece na lista como a segunda maior beneficiária. A informação é do jornal O Estado de S.Paulo.

A Justiça paulista acatou na terça-feira denúncia apresentada pelo MP com base em investigação feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) contra o bispo Edir Macedo e mais nove integrantes da Igreja Universal.

Segundo o levantamento feito pelo Ministério Público e pela Polícia Civil, os acusados usariam dinheiro de doações dos fiéis para benefício próprio. A investigação constatou que a movimentação chegaria a R$ 1,4 bilhão por ano em dízimos coletados em 4,5 mil templos em 1,5 mil cidades do País. Só no período de 2003 a 2008, os depósitos para a Igreja Universal do Reino de Deus alcançaram R$ 3,9 bilhões.

Cooperação internacional
De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o MP pedirá ajuda internacional para investigar os crimes atribuídos à Igreja Universal. A solicitação será feita em uma segunda fase da investigação, mas promotores brasileiros já informaram autoridades dos Estados Unidos de que parte da suposta lavagem de dinheiro da Universal teria ocorrido em território americano.

Segundo o jornal, uma das empresas supostamente de fachadas usadas pela Universal, a Investholding, fez remessas de agências do Banco Holandês Unido, em Miami e Nova York. A igreja é controlada por um conselho formado por 30 bispos, dos quais 22 estão espalhados em países considerados estratégicos, como Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Argentina, Rússia, Angola e Moçambique.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo