Chevrolet lança Zafira com transmissão automática

 

Autos - 17/05/2003 - 17:16:51

 

Chevrolet lança Zafira com transmissão automática

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Lançado no país em abril de 2001, o modelo Chevrolet Zafira - um dos mais vendidos no segmento dos monovolumes -,oferece agora a opção transmissão automática, exclusiva para versão equipada com motor 2.0 e 8 válvulas. O sistema de transmissão automática "AF20", de quatro velocidades, é o mais inteligente já montado em veículos produzidos no Brasil. Ele já é utilizado com sucesso no Astra hatchback e sedã, e oferece dispositivos exclusivos no segmento de monovolumes nacionais, como o "Neutral Control" e o "Modo Esportivo". Junto com a transmissão automática, a Zafira já sairá de fábrica equipada também com o controle de velocidade ("Cruise Control"), conhecido popularmente como "piloto automático". Além da transmissão automática, a Chevrolet também oferecerá em breve, como novidade na família Zafira, a opção do acabamento interno em couro, nas duas versões do modelo, de 8 e 16 válvulas. "A Zafira está completando um ano de vendas e buscamos oferecer aos nossos clientes o que de existe de melhor em tecnologia. A marca Chevrolet está sempre atenta à evolução do mercado e agora a Zafira fica ainda mais completa", destaca José Carlos Pinheiro Neto, Vice-Presidente da General Motors do Brasil. A TRANSMISSÃO "AF20" A transmissão automática "AF20" que equipa a Zafira é, tecnicamente, a mais moderna entre os veículos montados no Brasil. Graças à sua tecnologia avançada, ela oferece excelente dirigibilidade e desempenho em qualquer condição de uso e também uma enorme variedade de recursos técnicos. Todos os sinais de velocidade do veículo, a posição do acelerador, a posição da alavanca de marchas, as rotações de entrada e saída da transmissão, o acionamento da luz de freio e a temperatura do óleo, são enviados ao módulo eletrônico de controle do sistema, que seleciona a marcha ideal para cada condição e determina também o momento ideal para a troca. O módulo de controle eletrônico da transmissão também interpreta o tipo de condução do motorista e a inclinação da pista, selecionando o "programa" de troca de marchas mais adequado para aquela condição e proporcionando assim um conforto adicional. Com isso evita-se a "caça de marchas" contínua, por exemplo da terceira para a quarta marcha e da quarta para a terceira, sucessivamente, em uma determinada rampa. O modo normal de operação da transmissão é o "Econômico". Para os motoristas que preferem uma condução mais esportiva o "Modo Esporte" pode ser acionado por meio de um botão na alavanca seletora de marcha. Ao acionar o "Modo Esporte", as marchas são trocadas em uma rotação mais elevada do motor, o que proporciona um desempenho mais esportivo. No "Modo Antipatinação", o módulo de controle eletrônico seleciona automaticamente a utilização da terceira marcha para saídas em terrenos de baixa aderência proporcionando maior segurança ao usuário. O acionamento é feito por um botão no console ao lado da alavanca seletora. PRATICIDADE E ECONOMIA A função "kick down" da transmissão automática permite que, toda vez em que o acelerador seja pressionado bruscamente até o fim do curso, o módulo de controle eletrônico selecione uma marcha mais curta, desde que não ultrapasse o limite de giro do motor naquela condição, podendo ocorrer a redução de mais de uma marcha em determinadas condições. Em suma, a transmissão "entende" que o motorista está exigindo mais torque do veículo e responde imediatamente. O conversor de torque da Zafira automática possui uma embreagem interna ("lock up") que faz um acoplamento mecânico entre a transmissão e o motor em determinadas condições. Isso diminui a perda de energia no sistema e contribui para uma melhora no consumo de combustível. Graças ao exclusivo dispostivo "Neutral Control", se o veículo em movimento estiver com a alavanca seletora na posição "D"(drive), ao se acionar o pedal de freio, o módulo de controle da transmissão comanda a mudança de marcha de "D" para "N" (neutro), quando a velocidade cair abaixo de 3 km/h. Esta mudança de "D" para "N" acontece internamente, pois a alavanca continua em "D". Por sua vez, quando o motorista tira o pé do pedal do freio, o módulo faz a mudança de "N" para "D", colocando o veículo novamente em condição de tração. Numa situação de partida e com o veículo estacionado (alavanca em "P"), somente após ligar-se o motor e acionar-se o pedal de freio, é possível selecionar a posição "D", como medida de segurança. Uma vez acionada a posição "D", ocorre o engate da primeira marcha. Porém, se o freio permanecer acionado, e após aproximadamente dois segundos não houver movimentação do veículo, o módulo comanda internamente a mudança de marcha de "D" para "N" (neutro). Estas duas condições proporcionam mais conforto para o motorista, uma vez que, quando parado com a alavanca na posição "D", o carro não apresenta a tendência de "querer" andar. Esta característica também contribui para a diminuição do consumo de combustível.

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