A Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo definiu novo local para a distribuição do medicamento Oseltamivir (Tamiflu) utilizado no tratamento contra a gripe Influenza A (H1N1). A partir de terça-feira (11/08) o remédio será distribuído na Vila Dayse, na UBS Lavínia Flores da Silva (Rua Vicente de Carvalho, 255). Entretanto desde sábado (08/8) a sede da Vigilância Epidemiológica de São Bernardo tem atendido a região.
O diretor do Departamento de Vigilância à Saúde disse que a escolha da UBS como novo local para distribuição do medicamento permite um melhor atendimento à população, já que a sede da Vigilância Epidemiológica do município, apontada pelo governo do Estado, não comporta esse tipo de atendimento.
A Secretaria de Saúde irá acompanhar a distribuição do medicamento no município auxiliando no atendimento aos casos da gripe A (H1N1). "Vale lembrar que não temos a ideia da demanda, nada impede que seja revista essa logística de distribuição do medicamento", ressaltou o diretor.
O medicamento será distribuído aos pacientes com gripe, que apresentam tosse e febre e que pertençam aos seguintes grupos de risco: menores de 2 anos, maiores de 60 anos, gestantes, pessoa de qualquer idade que tenha doenças crônicas (diabetes, hipertensão, doenças pulmonares, cardíacos etc). A liberação do tratamento só será realizada mediante apresentação de formulário especifico para a medicação e receita médica.
O tratamento deve ser iniciado preferencialmente até 48h da apresentação dos sintomas. O medicamento pode ser retirado de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. Para os pacientes internados a medicação continuará sendo realizada por meio da notificação à Vigilância Epidemiológica que leva o medicamento ao hospital.
Morte - São Bernardo do Campo teve o primeiro caso de morte por gripe Influenza A (H1N1) registrado neste sábado (08/8) à noite. A vítima, uma mulher de 54 anos, moradora de São Bernardo, estava internada na Santa Casa de Santo Amaro com quadro de hipertensão e diabetes.
Até o momento foram confirmados 54 casos da gripe na cidade, sendo que 19 pessoas permanecem internadas. No total, 37 pessoas internadas com suspeita da doença aguardam resultado do exame.
|