João Pedro deve ser escolha de Lula para liderança no Senado

 

Politica - 21/08/2009 - 09:45:18

 

João Pedro deve ser escolha de Lula para liderança no Senado

 

Da Redação com Agência Estado

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já teria escolhido um nome para substituir Aloizio Mercadante (PT-SP) na liderança do partido no Senado. De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo desta sexta-feira, Lula disse a ministros que o substituto de Mercadante será João Pedro (PT-AM), suplente do amazonense Alfredo Nascimento (PR), titular do Ministério dos Transportes.

Mercadante anunciou nesta quinta-feira que deixará a liderança do Partido dos Trabalhadores no Senado, mas adiou o anúncio oficial em virtude de uma conversa com o presidente Lula ontem à noite, no Palácio da Alvorada. Ontem, o senador disse que sua renúncia à liderança do PT era irrevogável e deve ser anunciada nesta sexta, da tribuna do Senado.

De acordo com o Estado João Pedro foi escolhido por Lula por seu estilo. Foi João Pedro que leu no Conselho de Ética, na quarta-feira, a nota do presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), orientando a bancada a salvar o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Saída de Mercadante
Mercadante tomou a decisão, segundo os interlocutores, após ser desautorizado pelo partido na votação do Conselho de Ética, em que foram rejeitados os recursos contra o arquivamento das 11 denúncias e representações apresentadas contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

A postura defendida por Mercadante, com respaldo da maioria da bancada, era de que Sarney se afastasse da presidência do Senado e que o Conselho abrisse, pelo menos, uma investigação contra o peemedebista. No entanto, a direção do partido emitiu nota, momentos antes da votação do colegiado, recomendando que os petistas João Pedro (AM), Ideli Salvatti (SC) e Delcídio Amaral (MS) votassem pela manutenção do arquivamentos das ações contra Sarney.

Durante a semana, Mercadante chegou a colocar o cargo de líder à disposição da bancada por duas vezes. No entanto, cedeu aos apelos dos colegas e se manteve no cargo, na esperança de que a posição da maioria da bancada prevalecesse na votação no Conselho de Ética. Na quinta-feira, anunciou o caráter irrevogável de sua saída da liderança. A assessoria do senador confirmou que ele fará seu pronunciamento amanhã, às 10h, no Plenário do Senado.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo