Mesa do Senado rejeita recurso para investigar Sarney

 

Politica - 21/08/2009 - 10:07:12

 

Mesa do Senado rejeita recurso para investigar Sarney

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

A mesa diretora do Senado rejeitou, na quinta-feira, 20, o recurso referente ao arquivamento de cinco representações contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), que foram engavetadas ontem no Conselho de Ética. A informação é da Agência Senado.

A 2ª vice-presidente do Senado, Serys Slhessarenko (PT-MT), afirmou, em seu despacho, que considerou o pedido "incabível". No texto do recurso, que contou com a assinatura de 11 senadores, José Nery (Psol-PA) argumentava que as representações deviam ser desarquivadas pois tratam de fatos que merecem investigação, entre eles, a questão de edição de atos secretos.

Junto a Nery assinam o recurso os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR) Renato Casagrande (PSB-ES), Cristovam Buarque (PDT-DF), Marina Silva (sem partido-AC), Pedro Simon (PMDB-RS), Demóstenes Torres (DEM-GO) , Jefferson Praia (PDT-AM), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Flavio Arns (PT-PR) e Kátia Abreu (DEM-TO).

Embora a base aliada tenha argumentado que, após arquivamento de recurso no Conselho não cabe mais nenhum outro procedimento, segundo as regras do colegiado, Nery e outros senadores explicaram que o regimento interno da Casa estabelece que, para todas as comissões, pode se apresentar recurso ao Plenário.

As cinco representações que os senadores pedem para serem desarquivadas - apresentadas ao conselho pelo Psol e pelo PSDB - tratam de questões referentes às últimas denúncias de irregularidade contra Sarney.

Em uma delas, apresentada pelo PSDB ao colegiado, se pede para que seja investigada a possibilidade de o presidente ter favorecido seu neto no processo de empresas que trabalham com crédito consignado para servidores do Senado.

Em outra, apresentada pelo Psol, Sarney é acusado de omitir uma casa avaliada em R$ 4 milhões da Justiça. Existem ainda representações sobre: a possibilidade de Sarney ter beneficiado parentes e amigos via atos secretos, de supostos desvios de recurso público via Fundação Sarney, de que ele teria mentido ao afirmar que não tinha qualquer responsabilidade na parte administrativa da entidade que leva seu nome e por negociar a nomeação do namorado de sua neta via ato secreto.

Na quarta-feira, os senadores do Conselho de Ética engavetaram todos os recursos contra o arquivamento das representações que pediam a investigação de Sarney.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo