O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ironizou ontem, terça-feira, em São Bernardo do Campo (SP), o site de microblog Twitter ao corrigir a informação dada por ele sobre o marco regulatório do pré-sal. O senador Aloizio Mercadante, que é adepto à ferramenta virtual, estava presente no evento e foi citado por Lula. Foi por meio do site que Mercadante anunciou sua renúncia à liderança do PT no Senado em caráter "irrevogável". Após receber uma carta de Lula, o petista desistiu de deixar o cargo.
"Eu estava vendo ali, na Internet do Aloizio Mercadante, nesse bichinho que escraviza o ser humano agora, de que houve uma má compreensão ou, talvez, uma má, eu diria, colocação minha, na inauguração da pedra fundamental, sobre a questão do pré-sal", disse Lula.
"Apenas para consertar aí, vocês que vão rapidinho ali, na internet, naquele tal de Twitter e colocam as mensagens, por favor, coloquem essa mensagem rapidinho. O Aloizio já pode colocar no dele já, Aloizio, a mensagem, aí", afirmou Lula ao senador, que não publicou a informação sugerida pelo presidente. Mercadante ameaçou deixar a liderança do PT porque não aceitava a decisão da executiva do partido de livrar o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), de todas as ações no Conselho de Ética.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia afirmado que 71% dos recursos do pré-sal ficariam com a União. A assessoria de imprensa da Presidência da República retificou a informação dada pelo presidente, afirmando 71% da área seria concedida pelo novo marco regulatório, que será apresentado pelo governo na próxima segunda-feira. O erro foi mais tarde retificado também pelo próprio Lula, em discurso.
"Errei, e vou fazer a correção aqui. Ou seja, não é que o governo vai ficar com 71% do petróleo do pré-sal. O que eu quis dizer, na verdade, é que de todo o bloco do pré-sal, 29% dele já foram leiloados nas regras anteriores e que, portanto, o que vai entrar na nova regulamentação são apenas 71% que não tinham sido leiloados ainda. Ou seja, 29% já estava leiloado", disse.
Mercadante fez a correção pedida por Lula durante a madrugada no seu microblog. "Não sou só eu que erro. O presidente Lula também errou. E pediu que eu corrigisse pelo twitter. O que faço agora", afirmou, antes de repassar as informações pedidas pelo presidente.
|