O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria responsabilizado na quarta-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega, pela onda de demissões na Receita Federal. Lula teria determinado que Mantega retome o controle do órgão e evite discussões com a ex-secretária do Fisco Lina Vieira. As informações são da Folha de S.Paulo.
Segundo o jornal, o presidente considera que foi um erro demitir Lina sem ter alguém para substituí-la naquele momento. A falta de um chefe no Fisco teria feito com os funcionários ligados à ex-secretária contestassem a autoridade do governo no órgão.
Ainda de acordo com o jornal, a entrevista da ex-secretária à própria Folha, na qual disse que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pediu que fosse agilizada uma investigação sobre empresas da família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi uma vingança pela demissão. Dilma nega o encontro.
Demissões
Essa semana, 12 integrantes da cúpula da Receita e 60 servidores pediram demissão. Um dos motivos alegados para as saídas é que o Fisco não vai mais priorizar a fiscalização dos grandes contribuintes e pode voltar a focar pequenos contribuintes, trabalhadores assalariados e profissionais liberais. Mantega diz que a alegação é "balela".