A Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF) confirmou que o formato das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006 será igual ao que precedeu o mundial de 2002, com os jogos começando em 6 de setembro. O Brasil estreará contra a Colômbia, no campo do adversário.
Apesar de ser a detentora do título mundial, a seleção brasileira terá que disputar as Eliminatórias Sul-Americanas devido a mudanças nas regras – a partir de 2006, apenas o país-sede da Copa terá vaga garantida na competição.
A CSF informou que, ao todo, serão 18 rodadas, em uma única chave, reunindo 10 seleções. O encerramento está previsto para outubro de 2005, de acordo com o presidente da entidade, Nicolas Leoz.
O dirigente fez o anúncio em Santa Cruz, na Bolívia, ao final de uma reunião do comitê executivo da confederação, na quarta-feira.
As quatro melhores seleções se classificação para a Copa, na Alemanha, embora a CSF esteja exortando a Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) a aprovar um aumento no número de participantes no mundial, de 32 para 36, o que poderia dar à América do Sul uma quinta vaga.
Na primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, a Argentina receberá o Chile, em 6 ou 7 de setembro.
Já o Paraguai enfrentará o Peru, no campo do adversário, o Uruguai receberá a Bolívia, e Venezuela e Equador jogarão em campo venezuelano.
As outras rodadas marcadas para este ano serão realizadas em 9 ou 10 de setembro, 15 ou 16 de novembro e 18 ou 19 de novembro.
Sete rodadas serão disputadas em 2004 e outras sete em 2005.
|