PIB cresce 1,9% no 2º trimestre e País sai da recessão

 

Economia - 11/09/2009 - 09:27:22

 

PIB cresce 1,9% no 2º trimestre e País sai da recessão

 

Da Redação com Invertia

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

A soma de todas as riquezas produzidas no Brasil cresceu 1,9% no segundo trimestre do ano, na comparação com o primeiro, na série com ajuste sazonal, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a alta, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro quebrou uma série de duas quedas seguidas, o que caracterizava um período de recessão técnica.

O agravamento da crise econômica internacional, em meados de setembro do ano passado, atingiu o PIB do Brasil que caiu 3,6% no quarto trimestre de 2008 e 1% (dado revisado) nos três primeiros meses deste ano, ambos na comparação com os três meses imediatamente anteriores.

"Em valores correntes, o PIB, no segundo trimestre de 2009, alcançou R$ 756,2 bilhões", informou o IBGE em nota.

Apesar da alta na comparação com os três primeiros meses do ano, o PIB brasileiro no período de abril a junho ainda apresentou baixa de 1,2% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Na última sexta-feira, em Londres durante uma reunião do G20, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o País tinha crescido entre 1,8% e 2% no segundo trimestre.

Por setores, o desempenho do PIB do País no período, em relação ao primeiro trimestre, foi puxado pelo desempenho da indústria (2,1%), seguida pelos serviços (1,2%). Já a agropecuária apresentou queda de 0,1%. Na comparação com o mesmo período de 2008, apenas o setor de serviços teve crescimento, de 2,1%, com a agropecuária (-3%) e a indústria (-8,6%) tendo desempenho negativo.

Um dos componentes mais importantes da demanda interna do País - o consumo das famílias - teve crescimento de 2,1% na passagem entre o primeiro e o segundo trimestre. Outro componente deste segmento, as despesas do governo, tiveram retração de 0,1%.

Também frente ao primeiro trimestre do ano, a formação bruta de capital fixo - uma medida dos investimentos - ficou estável, o que representa uma melhora frente a queda de 12,6% nos três primeiros meses do ano (em relação ao último trimestre de 2008), a maior retração da série histórica inicial em 1996.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo