Segunda etapa de campanha contra pólio começa no sábado

 

Nacional - 18/09/2009 - 15:38:51

 

Segunda etapa de campanha contra pólio começa no sábado

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O Ministério da Saúde realiza neste sábado, em todo o País, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A meta é imunizar cerca de 14,7 milhões de crianças - o que representa 95% das crianças menores de cinco anos.

Segundo o ministério, cerca de 115 mil postos de vacinação participarão da mobilização em todo o País. Serão aproximadamente 350 mil pessoas trabalhando na campanha, que contará com a utilização de 40 mil veículos. A primeira etapa foi realizada em 20 de junho e atingiu 95,7% do público-alvo.

A vacina contra a doença é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), durante todo o ano nos postos de saúde e nas campanhas de vacinação de rotina. Os bebês devem receber a vacina aos 2, 4 e 6 meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo assim, é importante que até os 5 anos de idade elas tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação.

O Ministério da Saúde não possui uma relação nacional dos postos de vacinação participantes da campanha. Os interessados devem se informar junto às secretarias de saúde de seus respectivos Estados sobre a localização dos postos.

São Paulo
Em São Paulo, a meta da Secretaria de Estado da Saúde é vacinar 2,9 milhões de crianças menores de cinco anos. A abertura da segunda fase da campanha será realizada no parque Ibirapuera, entre a marquise e o Auditório, às 10h do sábado, em evento que contará com a presença do secretário Luiz Roberto Barradas Barata. No local, ainda serão distribuídas cartilhas para orientar crianças e pais, de forma lúdica, sobre como manter uma alimentação saudável desde a infância.

Para a segunda fase da campanha serão mobilizados, segundo a secretaria, 15.994 postos de vacinação fixos e volantes em todo o Estado, que funcionarão das 8h às 17h. Serão 51.499 profissionais de saúde, 4,2 mil veículos, 76 ônibus e sete barcos envolvidos na operação.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo