A F-Secure alerta para o crescimento das contas falsas no Twitter. São perfis que aparentam ser reais mas que, na verdade, são gerados em massa automaticamente por hackers mal intencionados.
A empresa finlandesa, especializada em soluções de segurança, explica que nestes perfis falsos as contas, os nomes de usuários (geralmente em alemão) e a localização (cidades nos Estados Unidos, principalmente) variam bastante. As contas também fazem upload de papéis de parede do Twitter instantaneamente, de maneira a personalizar o perfil e dar-lhe mais "autenticidade".
De acordo com o comunicado da F-Secure, todos os "tweets" (as mensagens) enviados por essas contas são gerados automaticamente a partir de palavras no Trending Topics (a lista de tópicos mais falados) ou mesmo replicando tweets verdadeiros enviados por usuários reais.
Os links que estão nas mensagens enviadas por estes perfis falsos levam o internauta a sites maliciosos que tentam assustá-lo avisando sobre vírus ou ameaças inexistentes para que ele compre um antivírus que não funciona - e do qual ele não precisa.
Para evitar ser vítima deste "scareware", twiteiros não devem aceitar mensagens ou clicar em links que venham em mensagens de quem eles não conhecem, orienta a F-Secure.