A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu de 68% em junho para 69% em setembro, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira. Apesar da alta, o resultado obtido ainda é inferior a dezembro de 2008, quando a avaliação positiva do governo Lula era de 73%.
A pesquisa realizou 2 mil e duas entrevistas em 142 municípios entre os dias 11 e 14 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Entre os entrevistados pela pesquisa divulgada hoje, 22% avaliam o governo Lula como regular, e 9% como ruim ou péssimo. A aprovação do presidente Lula (a pergunta é: você aprova ou desaprova a maneira como o presidente Lula está governando o Brasil?) se manteve estável, subiu de 80% em junho para 81% em setembro. Em dezembro de 2008, o mesmo índice chegava a 84%.
O índice dos que desaprovam a forma de Lula governar também permaneceu estável. Em junho, 16% desaprovavam o presidente petista e, em setembro, o índice passou para 17%.
A pesquisa CNI/Ibope também traz um índice que mede o grau de confiança da população no presidente da República. Os entrevistados são questionados se confiam ou não no presidente. Os que confiam foram 76% tanto agora quanto em junho. Já os que não confiam subiu de 21% em junho para 22% em setembro.