O Prefeito de São Bernardo, William Dib, e o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, entregaram mais duas obras importantes para a cidade no último dia 16 de maio. A solenidade de inauguração da nova sede da 1a Companhia da Polícia Militar reuniu diversas autoridades para a assinatura do decreto de permissão de uso do prédio, localizado à Rua Dom Paulo Mariano, no Bairro Nova Petrópolis.
Segundo Dr. Dib, a unidade vai funcionar com a filosofia de policiamento comunitário, em uma região estratégica, que abrange área nobre de comércio e rede bancária. A 1a Companhia vai atender 28 quilômetros quadrados, dividida em 23 subsetores, o que significa proteção a 260 mil habitantes. “Em 160 dias, vamos entregar também a 2a Companhia no Bairro Taboão”, previu o prefeito de São Bernardo.
Instalada num prédio de dois pavimentos, num total de 1.174 metros quadrados, o imóvel foi construído pela administração municipal e conta com salas de recepção, atendimento público, administração e vestuários. “Esta estrutura que possuímos hoje é fruto dos esforços do poder público e de toda a sociedade na luta contra o crime”, afirmou o governador Geraldo Alckmin. “Acredito ser o melhor caminho em defesa da população.”
O governador lembrou que está enviando mais 126 PMs para reforçar o policiamento preventivo na cidade. Deste total, 78 policiais já fazem o patrulhamento na região do Riacho Grande e outros 48 entram em operação nos próximos dois meses.
Reservatório Demarchi-Volks
Em seguida, as duas autoridades se dirigiram ao Reservatório Demarchi-Volks, onde inauguraram o 14o Piscinão da região, em terreno cedido pela Volkswagen do Brasil.
Com capacidade de 170 mil m³, a cidade ganha mais um aliadono combate às enchentes das regiões do Bairro Demarchi, Vila Santa Angelina, Centro e adjacências. “Esse é um passo importante que contribui para ampliar a atratividade de novos investidores”, disse Dr. Dib.
A obra é parte integrante do Programa de Combate às Inundações da bacia do alto Tamanduateí do Estado, que soma cerca de R$ 8 milhões. A partir de agora, cabe ao município o serviço de manutenção de todo o sistema.
O piscinão diminui o volume de água que se acumula nos pontos baixos do bairro em dias de chuva intensa. “Nosso grande desafio é desenvolver ainda mais a região. O ABC vai ser a melhor esquina do Brasil, graças à logística de obras implantadas e à proximidade com a Anchieta e a Imigrantes, que ligam a Capital ao Porto de Santos”, analisa o governador.
No ano passado, a Prefeitura entregou o tanque de retenção Jardim Silvina, que acabou com os alagamentos na Vila São José. Este também foi construído em sistema de parceria com a Volkswagen.
|