Ação da Palm sobe por cobertura e rumor sobre Nokia

 

Economia - 23/09/2009 - 09:48:17

 

Ação da Palm sobe por cobertura e rumor sobre Nokia

(Reportagem de Franklin Paul, reportagem adicional de Tarmo Virki em Helsinque)

 

Da Redação com Reuters

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

As ações da Palm dispararam nesta terça-feira, atingindo seu nível mais salto em quase dois anos, motivadas pela compra de papéis para cobrir posições de investidores a descoberto e por renovadas especulações de que a fabricante de smartphones possa ser alvo de uma possível aquisição.

As ações da Palm encerraram o pregão na Nasdaq a US$ 17,07, com valorização de 7,02%, ajudadas por rumores no mercado de que sua concorrente maior, a finlandesa Nokia, estaria interessada na empresa. Representantes de ambas as companhias se recusaram a comentar o assunto.

Os boatos sobre uma fusão, junto com expectativas de uma oferta secundária de ações bem-sucedida, podem ter sido o estopim para que vendedores a descoberto cobrissem suas posições, levando as ações a subirem, segundo analistas.

"Isso pode muito bem fazer sentido", disse o analista Shaw Wu, da Kaufman Brothers, sobre a possibilidade de aquisição da Palm pela Nokia. "Outra coisa que está impulsionando as ações da Palm é o fator 'a descoberto'. Provavelmente, é um pouco dos dois", acrescentou.

Em 30 de junho, eram cerca de 47,2 milhões de ações da Palm vendidas a descoberto, cerca de 30% do total de papéis da companhia em circulação no mercado.

A Palm tem um nível alto de investidores a descoberto, que apostam na queda do preço das ações, mas tentam se proteger ao ver sinais de que as ações não irão cair, mas subir.

Há anos se especula que a Palm, pioneira do setor de computadores portáteis e celulares inteligentes, seja alvo de uma possível aquisição. Seu relatório mais recente sobre as vendas sólidas de seu novo aparelho, Pre, e o lançamento de um novo modelo, Pixi, foi encorajador.

Possíveis candidatas à compra, segundo analistas, incluem concorrentes como Motorola e Nokia, além de empresas de tecnologia que podem avaliar uma entrada no mercado de aparelhos celulares, como Dell, Cisco Systems e HP.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo