O Ministério da Educação (MEC) divulgou na quarta-feira que 4.147.527 pessoas se inscreveram para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, que seriam realizadas nos dias 3 e 4 de outubro - sábado e domingo. O número é o maior de todas as onze edições anteriores do exame, que ocorre desde 1998.
No entanto, o Ministério teria informado que as provas não ocorrerão nesse fim de semana, devido a uma denúncia de que as provas vazaram nesta semana. De acordo com o Estado de S. Paulo, por telefone, um homem procurou o jornal na tarde dessa quarta-feira e disse que tinha duas das provas que seriam aplicadas no sábado. Em troca da informação, teria cobrado R$ 500 mil.
O MEC informou que, no ano passado, foram cerca de 4 milhões de inscritos e quase 3 milhões de presentes no dia da prova. Entre os inscritos para a edição 2009, mais da metade já concluiu o ensino médio em anos anteriores: 60,97% do total.
Os formandos neste ano representam 32,29% dos inscritos e somam 1.339.242 estudantes. Os outros 6,74% abrangem candidatos que vão terminar o ensino médio nos próximos anos e também aqueles que farão o exame como forma de certificar seus estudos.