Missão de deputados brasileiros desembarca em Tegucigalpa

 

Internacional - 01/10/2009 - 10:39:54

 

Missão de deputados brasileiros desembarca em Tegucigalpa

 

Da Redação com EFE

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Uma missão de seis deputados brasileiros chegou nesta quinta a Honduras com a intenção de conhecer a crise política do país e a situação da Embaixada do Brasil, onde se encontra hospedado o presidente deposto Manuel Zelaya.

A delegação cumprirá amanhã, quinta-feira, uma agenda que inclui uma visita à sede diplomática, entre outras atividades, informou aos jornalistas no aeroporto de Tegucigalpa o deputado Raúl Jungmann, promotor da viagem e coordenador do grupo.

Zelaya permanece desde 21 de setembro na embaixada brasileira com 50 pessoas mais, após ingressar clandestinamente em Honduras.

Os deputados brasileiros se reunirão amanhã com representantes de a Corte Suprema de Justiça e o Parlamento; o comissário dos Direitos Humanos, Ramón Custódio; a comunidade brasileira residente em Honduras, empresários e outros representantes da sociedade hondurenha, indicou.

Jungmann ressaltou que o grupo visita Honduras "em uma missão de paz", com a esperança de "poder contribuir para que se encontrem convergências e, sobretudo, que se tenha uma saída pacífica para esta crise", causada pela derrocada de Zelaya dia 28 de junho.

"Nossa preocupação, por princípio, é com a Embaixada e com as relações da comunidade brasileira aqui em Honduras", mas "evidentemente que a preocupação mais geral é que Honduras possa superar esta crise pacificamente, rapidamente", afirmou.

O deputado brasileiro recomendou aos hondurenhos "o diálogo, que é fundamental, e segundo, que se busque uma saída democrática, convergente entre todos".

Descartou que a missão possa assumir um papel "mediador" na crise hondurenha, pois sua função é de "diplomacia parlamentar", e explicou que não se reunirá com representantes do Governo de facto porque as relações diplomáticas bilaterais "estão suspensas".

Jungmann indicou que os deputados esperam "levar ao Brasil boas notícias sobre Honduras".

Outro membro da missão, Mauricio Rands, disse desejar que os hondurenhos recorram ao "diálogo para que a crise seja superada no mais breve possível".

"Desejamos uma solução pacífica, diálogo, entendimento nacional", o que "é bom para Honduras e é bom para toda a comunidade do continente" americano, disse Rands.

Os outros membros da missão são Bruno Araújo, Cláudio Cajado, Ivan Valente e Janete Pietá.

A viagem foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados e também tem como objetivo conversar com representantes da comunidade brasileira em Honduras e saber se receberam alguma pressão ou ameaça pela decisão do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva de acolher a Zelaya na sede diplomática.

O grupo de deputados chegou nesta quarta-feira a Tegucigalpa em um voo comercial procedente de El Salvador, aonde pousou um avião da Força Aérea Brasileira.

Jungmann explicou que todas suas atividades em Honduras foram estipuladas para amanhã e que na sexta-feira o grupo voltará ao Brasil.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo