Firefox recebe novo serviço que mantém plugins atualizados

 

Informática - 16/10/2009 - 15:39:59

 

Firefox recebe novo serviço que mantém plugins atualizados

 

Da Redação com GEEK

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

A Mozilla lançou nesta semana um novo serviço para ajudar a manter atualizados os plugins do Firefox. A verificação é feita através de uma página que mostra detalhes de cada um deles e sugere correções em caso de inconformidades. A verificação de plugins vem se juntar a outra, que já era feita há algum tempo, do próprio navegador e seus complementos.

Segundo o site InformationWeek, o serviço Mozilla Plugin Check exibe detalhes sobre alguns dos plugins instalados no momento do acesso, verificando se eles estão atualizados ou não. Neste último caso, o usuário recebe uma sugestão de atualização. Por enquanto apenas 15 plugins podem ser verificados, mas o plano é aumentar a cobertura.

O projeto expande uma iniciativa lançada no mês passado pela Mozilla sobre a segurança de seu navegador. Na ocasião, a empresa pediu para que seus clientes ajudassem a imunizar a comunidade online contra um contágio iminente de malwares que exploram vulnerabilidades em plugins desatualizados ¿ o alvo principal foi o plugin Flash, da Adobe.

Um relatório apresentado pela companhia diz que 99% dos navegadores Firefox em atividade possuem o plugin do Flash, todavia apenas 25% deles estão atualizados. Isso representa uma ameaça significativa porque o software Adobe Flash, bem como o Acrobat Reader, é frequentemente alvo de criminosos virtuais. A Mozilla ainda afirma que 30% de todos os exemplares do Firefox instalados apresentam falhas por causa de plugins feitos por outras empresas.

É preciso fazer uma distinção entre plugins e complementos. Os complementos são miniprogramas que rodam dentro do Firefox trazendo novas funcionalidades ou modificando seu comportamento. Já os plugins são extensões que habilitam o Firefox a usar serviços e software de terceiros (por exemplo, Java e Flash).

Já há algum tempo o Firefox avisa que há complementos desatualizados no momento em que é iniciado. Entretanto, esse aviso abrange apenas os complementos, deixando os plugins desguarnecidos. O novo serviço anunciado na última terça serve para fazer o mesmo com os plugins.

De acordo com o site Computer World, o lançamento do Firefox 3.6 está previsto para o mês de novembro e já vai contar com suporte embutido para monitoramento de atualizações de plugins.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo