Em visita ao Pacaembu neste domingo, o Cruzeiro venceu o Corinthians por 1 a 0 e acumulou o sexto triunfo consecutivo no Campeonato Brasileiro, entrando de vez na briga pelo G-4. Agora, o time mineiro tem 48 pontos e ultrapassou o Goiás, ficando com a sexta colocação e quatro pontos de diferença para o São Paulo, que fecha o grupo de classificação à Libertadores.
Já o Corinthians, que perdeu o segundo jogo consecutivo, está em 11º lugar na tabela de classificação, cada vez mais sem aspirações na competição.
Líder do returno com 27 pontos, o Cruzeiro equilibrou as ações no primeiro tempo contra o Corinthians. Aos 16min, Guerrón arriscou de fora da área, exigindo boa defesa de Felipe. Mais efetivo, aos 28min, o time visitante levou perigo de novo, com Fabrício batendo de fora.
Aos 35min, a melhor chance corintiana no primeiro tempo foi desperdiçada por Jorge Henrique, que desviou a bola rente ao travessão.
Trocando passes na frente da área, Marquinhos Paraná achou Fabrício livre às costas de Marcelo Oliveira. O volante, ex-jogador corintiano, passou para Gilberto, em posição duvidosa, só rolar para dentro do gol de Felipe, aos 40min.
Após o intervalo, o Corinthians tentou pressionar e chegou perto do gol com Jorge Henrique, aos 10min, mas Fábio fez defesa milagrosa. Apesar das entradas de Edno, Defederico e Boquita, o time corintiano levou pouco perigo e frustrou o público presente ao Pacaembu.
Depois, o tempo fechou em confusão que envolveu jogadores dos dois times. Elias e Fabrício receberam o amarelo, enquanto Fernandinho, pendurado, acabou expulso.
Na quarta-feira, o Cruzeiro recebe o Santo André, atrás de mais três pontos para tentar a vaga na próxima Libertadores. O Corinthians viaja até Salvador, onde pega o Vitória no mesmo dia, no Barradão.
FICHA TÉCNICA
Corinthians 0 x 1 Cruzeiro
Gol
Cruzeiro: Gilberto, aos 40min do primeiro tempo
Ponto Forte do Corinthians
Posse de bola
Ponto Forte do Cruzeiro
Precisão na finalização
Ponto Fraco do Corinthians
Poucas chances criadas
Ponto Fraco do Cruzeiro
Recuo no segundo tempo
Personagem do jogo
Gilberto, que mais uma vez salvou o Cruzeiro
Esquema Tático do Corinthians
4-2-3-1
Felipe; Alessandro, Chicão, William e Marcelo Oliveira; Jucilei (Edno) e Edu (Boquita); Jorge Henrique, Elias e Dentinho (Defederico); Ronaldo
Técnico: Mano Menezes
Esquema Tático do Cruzeiro
4-3-1-2
Fábio; Jonathan, Gil, Caçapa e Diego Renan (Elicarlos); Fabrício; Henrique e Marquinhos Paraná; Gilberto (Leandro Lima); Guerrón (Fernandinho) e Thiago Ribeiro
Técnico: Adílson Batista
Cartões Amarelos
Corinthians: Felipe, Elias e Edu
Cruzeiro: Gil e Fabrício
Cartão Vermelho
Cruzeiro: Fernandinho
Árbitro
Péricles Bassols Cortez (RJ)
Local
Pacaembu, em São Paulo (SP)