O Google liberou para download o beta da versão 4.0 do browser Chrome, com recursos antes só disponíveis nas distribuições para desenvolvedores.
A principal novidade é a estreia de um sincronizador de bookmarks, recurso que já existe no Firefox 3.6, mas pode ser utilizado de modo mais simples no Chrome.
A característica permite atualizar a lista de sites preferidos no PC do trabalho, por exemplo, e vê-la automaticamente atualizada no desktop de casa ou em qualquer computador com Chrome.
Para isso, o usuário clica em ferramentas e seleciona a opção “sincronizar bookmarks”. A sincronização é feita por meio da conta @gmail.com do usuário. Assim, em qualquer máquina com Chrome que o usuário faça login, pode ver seus bookmarks.
De acordo com Antony LaForge, engenheiro do Google, a versão traz ainda melhorias no modo como o browser processa páginas da web.
Mudanças no engine do Chrome, diz o Google, fazem o navegador tirar mais proveito do hardware do usuário, o que deixaria esta versão 50% mais rápida em comparação ao primeiro Chrome.