A expulsão da estudante Geisy Villa Nova Arruda da Universidade Bandeirante (Uniban), em São Bernardo (SP), foi justificada pelo advogado da instituição por ela ter supostamente provocadado os alunos. "Não é a vestimenta. É a atitude da aluna Geisy, como, por exemplo, ao subir ter parado no meio do percurso e levantado a saia", disse o assessor jurídico da Uniban, Décio Lencioni. A universitária foi xingada por alunos da universidade por causa do vestido que usava no campus em 22 de outubro. A informação é da Globonews.
A Uniban, em um comunicado pago publicado em jornais do Estado de São Paulo deste domingo, informou ter decidido expulsar Geisy "em razão do flagrante desrespeito aos princípios éticos da dignidade acadêmica e à moralidade". "Foi constatada atitude provocativa da aluna, que buscou chamar a atenção para si por conta de gestos e modos de se expressar", diz a nota da Uniban. A instituição considerou ainda que a atitude dos outros alunos foi uma "reação coletiva de defesa do ambiente escolar".
O advogado da estudante, Nehemias Domigos de Melo, disse que a sindicância interna aberta pela faculdade não foi correta. "Isso é um procedimento legítimo, que visa identificar envolvidos na agressão. No caso, eles mudaram e transformaram a vítima em réu", afirmou. Melo deve recorrer da decisão da faculdade.
A União Nacional dos Estudantes (UNE) fará ato nesta segunda-feira, a partir das 18h, em frente à Uniban de São Bernardo, no Grande ABC, para repudiar a expulsão da estudante. Em nota, a entidade estudantil convida os universitários a participarem da manifestação e sugerem um desfecho para o problema. "Chamamos a atenção das universidades para o fato e que alguma aceite a matrícula dela oferecendo, inclusive, uma bolsa de estudos a ela".