Apenas uma picada no dedo para extrair algumas gotas de sangue, que aplicadas num pequeno aparelho com reagente detectam rapidamente se a pessoa é ou não portadora do vírus HIV, causador da Aids. Com este procedimento, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande deu início nesta segunda-feira (16) à Campanha Fique Sabendo, que segue até 1º de dezembro.
Durante a abertura, no andar térreo do Centro de Especialidades Médicas, Ambulatoriais e Social (Cemas), a Equipe de Prevenção do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) orientou a população que por ali passou e disponibilizou 864 preservativos, entre masculinos e femininos. E recebiam a mensagem: que levassem os amigos para realizar o exame porque a detecção precoce é a única defesa do ser humano. Quanto mais cedo revelada a sorologia positiva, mais eficaz é o tratamento.
Coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, psicóloga Dorian Rojas, trata como fundamental a realização do exame para identificar a sorologia. “A cada dia, a gente se depara com diagnósticos cada vez mais tardios (45% dos casos registrados), fazendo com que o tratamento não tenha tanto efeito. Mas não há como negar que o Brasil avançou muito no tratamento e na terapia antirretroviral (coquetéis). Hoje, essa parcela da população tem mais qualidade de vida”, garantiu.
Praia Grande tem serviço de referência com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistente social: é o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). “No SAE, os profissionais fazem o acompanhamento social, emocional e medicamentoso. E a campanha do Fique Sabendo faz com que se diminua também o preconceito”, arrematou Dorian. “A Campanha vem sendo aprimorada. Temos muita gente treinada para essa tecnologia e o resultado, apesar de rápido, é sério, sigiloso e gratuito e ao qual a população tem direito”.
A estudante de Enfermagem Érica Goldoni, 24 anos, moradora do Bairro Ocian, aguarda ser chamada depois de preencher uma ficha de identificação no Centro de Testagem e Apoio (CTAP), no terceiro andar do prédio do Cemas, da Sesap. Não é a primeira vez que faz o teste, mas a espera é “agoniante”, como ela explica: “estou fazendo curso de enfermagem, eles falam muito sobre isso e sempre rola aquele frio na barriga”. Depois de um tempo, o alívio: o resultado negativo.
Preocupada com a Saúde, a secretária Eliana Brufani, 52 anos, moradora do Guilhermina, revela não ter uma vida sexual ativa, mas topa fazer o exame como prevenção: “já fiz há muito tempo e acho interessante porque nunca se sabe de onde pode vir a contaminação, como dentista, manicure”, pontua. “A gente tem que estar sempre alerta para a Saúde até para evitar riscos”, disse, comemorando o resultado negativo do exame.
Fique Sabendo — Mobilização de incentivo ao teste de Aids e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame. Artistas e formadores de opinião já estão se envolvendo para incentivar a população a fazer o teste e diminuir cada vez mais o preconceito em relação ao HIV/Aids. Fazer o teste é uma atitude que mostra como você se preocupa com a sua saúde. (Fonte: Ministério da Saúde). Em Praia Grande, os testes podem ser feitos gratuitamente a qualquer época do ano de manhã nas unidades de atenção básica (Usafas e Multiclínicas).
Até 1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à Aids, as ações de detecção no Fique Sabendo são intensificadas. Confira a programação desta semana:
Terça-feira (17/11)
Conviver Boqueirão, das 14 às 17 horas
Quarta-feira (18/11)
Conviver Ocian, das 9 às 12 horas
Conviver Guilhermina, das 14 às 17 horas
Quinta-feira (19/11)
Pronto-socorro (PS) Quietude, das 9 às 12 horas
No mesmo PS e na Avenida Presidente Kennedy, no programa voltado às profissionais do sexo, das 20 às 24 horas