Em audiência pública realizada no dia de hoje entre as comissões de transportes e comunicação e obras e serviços pela qual o deputado é membro permanente, recebeu o secretário de transportes José Luiz Portella. Nesta ocasião o deputado teve a oportunidade de questionar o assunto que vem trabalhando a bastante tempo sobre a vinda do metrô ao ABC, especialmente em São Bernardo do Campo.
O secretário se posiciona favorável ao projeto e destacou a importância que ele terá, mas afirmou que o governo federal não vem cumprindo com a sua promessa. Existiu um compromisso de um envio de 40 milhões pelo ministério de cidades, mas que até agora não chegou esses recursos. O que possivelmente inviabiliza o início do projeto que delineará o Expresso ABC ou VLT (veiculo leve sobre trilhos).
Para o deputado a não vinda dos recursos do federal é uma perda de oportunidade em um momento tão importante onde o metrô de São Paulo que através da secretaria, faz um amplo projeto de expansão. Orlando Morando afirmou compromisso de continuar trabalhando para que o metrô de superfície possa chegar a são Bernardo do Campo. O deputado ainda sugeriu em audiência que se faça um estudo para ver a possibilidade desse expresso circular no canteiro central da rodovia Anchieta.