A Prefeitura de Praia Grande e a Viação Piracicabana, concessionária do transporte público da Cidade, planejam ações para coibir o comércio ilegal e o pedido de esmolas, nos terminais de integração Tatico (Bairro Mirim) e Tude Bastos (Sítio do Campo) e no interior dos ônibus municipais e intermunicipais. O assunto foi discutido na terça-feira (24), no Paço Municipal, entre representantes das Secretarias Municipais de Trânsito e Transportes, Finanças, Promoção Social, Conselho Municipal Tutelar, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Viação Piracicabana.
O chefe do Departamento de Transportes, Claudenir de Barros Carneiro, explica que, inicialmente, a Promoção Social fará o levantamento sócio-econômico e o município de origem destas pessoas. “Com base nestas informações, o serviço social do Município tomará as providências cabíveis. Depois, realizaremos força-tarefa, com a participação de fiscais, guardas municipais e policiais militares, para inibir estas ações. A segurança interna dos espaços será reforçada pela Viação Piracicabana”, disse.
Para conscientizar os usuários do sistema, estão sendo fixados cartazes, nos terminais e ônibus, alertando os passageiros para não comprarem mercadorias de ambulantes ou dar esmolas. “Mulheres e idosos são as principais vítimas. É importante que a população colabore, deixando de incentivar a mendicância e o comércio ilegal. Nosso objetivo é garantir a segurança e comodidade dos passageiros locais e turistas”, ressaltou Carneiro.
O encarregado da empresa, Walter Lúcio da Silva, disse que a concessionária definirá, em breve, as medidas que serão adotadas para reforçar a vigilância e fiscalização nos terminais. “Estamos tratando com a Prefeitura o plano de ação mais adequado”.
Segundo o chefe do Departamento de Receitas Mobiliárias, Antônio Ademir Agrella, o ambulante ilegal terá as mercadorias apreendidas. Movimento - Dos dois terminais, Tatico (Bairro Mirim) e Tude Bastos (Bairro Sítio do Campo), saem ônibus para todas as cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista e outros 136 municípios brasileiros. O fluxo diário é de aproximadamente 60 mil passageiros. Deste total, 75% dos usuários passam pelos terminais para fazer a integração. Na temporada de verão, o movimento aumenta de 10% a 20%, principalmente em dezembro e janeiro.
Administrados pela empresa de transporte coletivo, os terminais possuem boxes comerciais, onde são vendidos alimentos, bebidas e outras mercadorias. No Tatico, há 18 pontos de vendas, e no Tude Bastos, sete.