É o Mix Esportes Radicais, organizado pelo Programa de Políticas Públicas para a Juventude Cidadã, em parceria com diversas secretarias da Prefeitura de São Bernardo. Com dois anos de existência, o evento foi criado com a finalidade de oferecer aos jovens da região lazer, cultura e cidadania. Mas em um curto espaço de tempo se transformou numa atração familiar sem fronteiras, reunindo milhares de pessoas das mais variadas tribos e idades de diversos locais da Grande São Paulo. A fórmula é simples: juntar num mesmo dia e espaço, com muita segurança e organização, brinquedos pra lá de radicais, atrações infantis, exibições de acrobacias com motos e bikes, shows musicais, pistas de skates, cabeleireiro, manicure e estética facial, vacinação, testes de diabetes, acuidade visual e pressão arterial, biblioteca interativa, contadores de história, técnicas de sobrevivência na selva, assistência jurídica gratuita, informações sobre ecologia e crimes ambientais, demonstração de viaturas da Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária e uma praça de alimentação recheada de coisas gostosas, mas sem a venda de bebidas alcoólicas. Não faltarão novidades no primeiro Mix Esportes Radicais de 2003. Uma delas é o minicircuito de skate motorizado, onde carrinhos adaptados com motor de cortador de grama farão manobras e exibições que atingem até 90 km/h. Para os habilidosos na modalidade será possível um test driver. Mas se seu negócio não é skate, não se preocupe, você terá mais de dez brinquedos para escolher, sendo seis totalmente novos. Confira cada um deles:
:: Bungee Trampolim 4 em 1, formado por quatro camas elásticas com motor, permite quatro pessoas ao mesmo tempo (sentadas numa cadeirinha presa por dois cabos elásticos) saltarem e realizarem acrobacias a uma altura de até 7 metros.
:: Surf Mecânico, uma prancha mecânica, montada em cima de um enorme colchão de ar, simula manobras radicais do esporte.
:: Cama Elástica, Piscina de Bolinhas e Castelo Pula-Pula três atrações para a criançada pular, se divertir e gastar energia.
:: Scad Dive (Queda Livre), Içado numa plataforma a 50 metros de altura o participante sentado, sente o apoio desaparecer e, em seguida, uma queda de 30 metros amortecida por redes flexíveis. Podem participar pessoas com peso mínimo de 50 quilos. Menores de idade precisam estar acompanhado dos pais. Serão 200 saltos disponíveis, de acordo com as condições climáticas. As senhas serão distribuídas no início do evento.
:: Bungee Jump, após ser içado por um guindaste a uma altura de mais de 40 metros, o participante, preso por cabos elásticos, pode experimentar a sensação de queda e ioiô. Serão 100 saltos disponíveis, de acordo com as condições climáticas. As senhas serão distribuídas no início do evento, por ordem de chegada. Menores deverão estar acompanhados do pai ou responsável.
:: Bungee Run, em dois corredores infláveis os competidores, presos por um cabo elástico ao cinto, tentam chegar ao ponto mais distante. Haja fôlego!
:: Pebolim Humano, dois times, de oito pessoas cada, presos à estrutura do pebolim disputam uma partida eletrizante de futebol sem sair do lugar.
:: Parede de alpinismo 3 em 1, após subir 10 metros de escalada, o participante pode escolher como descer: por tiroleza ou rapel.
:: Giromaster, formado por círculos que giram em diversos eixos ao mesmo tempo o brinquedo tem o mesmo sistema do equipamento utilizado pela Nasa para treinamento de astronautas.
:: Chute forte com radar, com a bola na marca do pênalti, os jogadores competirão para ver quem têm o chute mais veloz e potente. Coitado do goleiro!
Junto com o Mix Esportes Radicais acontece a 3ª Etapa do Campeonato Regional de Wheeling (acrobacias com motos), que tem o apoio do Juventude Cidadã. Pilotos de todo o país mostram habilidades e técnicas, das 8h às 15h, no sábado (31). Domingo (1º de junho), das 8h às 17h, no Paço Municipal.
|