O Avaí chegou a abrir dois gols de vantagem neste domingo, mas não soube administrar o resultado e acabou empatando por 2 a 2 com o Santos na Ressacada pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. A partida marcou a despedida do técnico Silas, que deixará o time catarinense no próximo ano, do estádio da equipe.
Com o resultado, o Avaí chega aos 54 pontos, enquanto o Santos soma 49 pontos. Na partida deste domingo, Cristian marcou duas vezes - a primeira delas em cobrança de pênalti - e colocou o time catarinense na frente. Ainda na etapa inicial, Kléber Pereira, também por meio de uma penalidade, diminuiu a diferença. No fim do jogo, Paulo Henrique Ganso decretou o empate.
Na última rodada, no próximo domingo, o Avaí enfrenta o Naútico fora de casa, às 17h (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Santos encerra sua participação no Campeonato Brasileiro na Vila Belmiro contra o Cruzeiro.
Apesar de ter remotas chances de conseguir uma vaga na Copa Libertadores de 2010, o Avaí mostrou vontade desde o início da partida e não demorou para abrir o placar.
Logo aos 3min, Léo derrubou Cristian na área e o árbitro assinalou a penalidade. O próprio meia do Avaí foi para cobrança e acertou o canto esquerdo do goleiro Felipe.
O Santos ainda se recuperava do primeiro gol quando o Avaí ampliou a vantagem. Aos 6min, Muriqui cruzou na área e Cristian tocou entre as pernas de Felipe.
Após o começo arrasador, o Avaí diminui o ritmo, mas não era ameaçado pelo futebol apático do Santos. Contudo, aos 26min, Rodrigo Mancha cruzou na área e Rafael tirou com o braço. O árbitro assinalou o pênalti e Kléber Pereira não desperdiçou a oportunidade.
Antes que o primeiro tempo chegasse ao final, o Santos perdeu Adaílton expulso, o que obrigou o técnico Vanderlei Luxemburgo a promover a estreia de Edu Dracena no Campeonato Brasileiro na vaga de Madson. Apesar de recompor o setor defensivo, o time paulista continou levando sufoco, mas Felipe evitou o gol de Léo Gago.
A superioridade demonstrada no primeiro tempo não foi repetida pelo Avaí no começo da etapa final, já que o Santos voltou mais equilibrado. Assim, a partida ficou equilibrada, com boas chances para os dois times.
Principal nome da partida, Cristian saiu lesionado e deu vaga a Fabinho Capixaba. Mesmo com a troca, o time da casa seguiu pressionando.
Contudo, aos 39 minutos, após Muriqui perder grande chance para ampliar a vantagem do Avaí, Paulo Henrique Ganso soltou a bomba e arrancou o empate para o Santos.
FICHA TÉCNICA
Avaí 2 x 2 Santos
Gols:
Avaí: Cristian, aos 3min e aos 6min do primeiro tempo
Santos: Kléber Pereira, aos 28min do primeiro tempo, e Paulo Henrique Ganso, aos 39min do segundo tempo
Ponto Forte do Avaí:
Forte pressão imposta sobre o Santos no começo da partida
Ponto Forte do Santos:
A vontade que motivou a reação da equipe no segundo tempo, mesmo com um jogador a menos.
Ponto Fraco do Avaí:
Após marcar dois gols, o Avaí relaxou e permitiu a reação do Santos.
Ponto Fraco do Santos: Começo de jogo totalmente apático que permitiu que o Avaí abrisse dois gols de vantagem.
Personagem do jogo
Cristian, que teve uma boa atuação e marcou os dois gols do Avaí. Saiu machucado no segundo tempo.
Esquema Tático do Avaí
3-5-2
Eduardo Martini, Rafael, Augusto e Anderson; Luis Ricardo (Leonardo), Ferdinando, Léo Gago, Caio e Eltinho (Uendel), Muriqui e Cristian (Fabinho Capixaba)
Esquema Tático do Santos
4-4-2
Felipe, Pará, Adaílton, Eli Sabiá e Léo; Rodrigo Mancha (Robson), Rodrigo Souto, Paulo Henrique Lima e Madson (Edu Dracena); Neymar (Felipe Azevedo) e Kléber Pereira
Cartões Amarelos:
Avaí: Anderson e Léo Gago
Santos: Adaílton e Paulo Henrique Ganso
Cartão vermelho:
Santos: Adaílton
Árbitro
Leonardo Gaciba da Silva (Fifa-RS)
Local
Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)