O ministro dos Transportes, Anderson Adauto, disse durante o lançamento do Plano de Revitalização das Ferrovias, no Palácio do Planalto, ter certeza de que as ações previstas neste Plano promoverão a revitalização dos transporte ferroviário brasileiro de forma concreta, para que se alcancem alguns dos maiores objetivos do governo do presidente Lula: desenvolvimento econômico e geração de empregos. Adauto lembrou que “em 2004 estaremos comemorando os 150 anos de ferrovias no Brasil e seria vergonhoso se essa geração não conseguisse resgatar o setor e aproveitar todas as suas potencialidades”. E acrescentou: “Temos a obrigação de melhorar o transporte ferroviário no País e vamos, efetivamente, promover essa reestruturação”.
Entre as ações previstas no Plano de Revitalização estão: integração e adequação operacional das ferrovias (para implantação imediata), ampliação da capacidade dos corredores de transporte, expansão e modernização da malha ferroviária, e resgate do transporte ferroviário de passageiros.
O presidente da Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF), Guilherme Laager, afirmou que o plano estabelece as bases para um novo ciclo de investimento e expansão do setor ferroviário.
Segundo Laager, entre os anos de 1996 a 2002, o volume transportado pelo conjunto das ferrovias cresceu mais de 45%. Com isso, a participação das ferrovias na matriz brasileira de transportes passou de 19% em 1996, para 23% no último ano.
Guilherme Laager lembrou ainda dos problemas que existem na malha ferroviária, mas disse que muito já foi feito, desde que o serviço público de transporte ferroviário de cargas foi concedido aos operadores privados.
Revitalização das ferrovias
Com o plano de revitalização, o governo espera aumentar a oferta de transporte ferroviário de cargas integrar as ferrovias aos demais modais de transporte, com redução do custo logístico, ampliar aa capacidade de investimento das ferrovias e integrar as diversas melhas ferroviárias. O programa prevê o apoio do Banco Nacional de Desenvovlimento Econômico e Social (BNDES) através da abertura de linhas de crédito para investimentos das concessionárias do setor.
Ajuda de empresários
O ministro dos Transportes, Anderson Adauto, disse em seu discurso durante a solenidade de lançamento do Plano Nacional de Revitalização das Ferrovias, no Palácio do Planalto, que a recuperação das ferrrovias brasileiras só será possível se for feito um trabalho conjunto do setor público e do setor privado. De acordo com o ministro, os empresários dos setor conhecem as limitações do orçamento para 2003. Por isso, já manifestaram o interesse em investir R$ 1,2 bilhão este ano.
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