Com a obrigação dos três pontos para não depender de ninguém para permanecer na Série A, o Botafogo venceu o Palmeiras por 2 a 1 no Estádio do Engenhão e evitou o seu segundo rebaixamento na década.
Para completar, o resultado tirou o Palmeiras, equipe que liderou a maior parte do Brasileiro, da Copa Libertadores. Isso porque o Cruzeiro venceu o Santos na Vila Belmiro, mesmo com um a menos, chegou aos mesmos 62 pontos do rival, mas levou vantagem no número de vitórias (18 a 17).
Os heróis botafoguenses e artilheiros em campo foram o zagueiro Wellington e o atacante Jobson, com gols no segundo tempo. Robert ainda descontou para os palmeirenses nos acréscimos.
No primeiro tempo, o Palmeiras aproveitou o nervosismo botafoguense e dominou a primeira metade. Perdeu chances claras de gol com Diego Souza e Cleiton Xavier , mas não conseguiu ficar em vantagem.
O Botafogo aos poucos equilibrou o jogo e teve nos pés de Reinaldo, aos 44min, a sua melhor chance antes do intervalo. Porém, o atacante finalizou mal e Marcos, com os pés, manteve o 0 a 0 no placar.
Para o segundo tempo, Muricy Ramalho optou reforçar a marcação no meio-campo, com a entrada de Sandro Silva no lugar de Deyvid Sacconi. O Palmeiras melhorou de rendimento, mas acabou traído por uma bola parada.
Aos 11min, o Botafogo abriu o placar. Lúcio Flávio bateu falta da direita para a cabeçada fulminante de Wellington.
Como estava perdendo a vaga na Libertadores, o Palmeiras partiu para o desespero com a entrada de Robert no lugar de Edmilson. Só que foi o Botafogo que marcou o segundo. Aos 20min, Renato ganhou as divididas com Pierre e Maurício Ramos e rolou para o gol de Jobson.
Nos acréscimos da partida, o Palmeiras conseguiu diminuir a desvantagem, com gol de Robert, mas não foi suficiente para evitar a perda da vaga na Libertadores. Assim, o clube que liderou a maior parte do Brasileiro disputará a Copa do Brasil no primeiro semestre de 2010 e a Copa Sul-Americana no segundo.
FICHA TÉCNICA
Botafogo 2 x 1 Palmeiras
Gols
Botafogo: Wellington, aos 11min, Renato, aos 20min do segundo tempo
Palmeiras: Robert, aos 46min do segundo tempo
Ponto Forte do Botafogo
- Marcação tanto nas armações de jogadas como nas bolas aéreas do Palmeiras
Ponto Forte do Palmeiras
- Marcos e Deyvid Sacconi. goleiro salvou o time no final do primeiro tempo e o meia foi o jogador mais lúcido
Ponto Fraco do Botafogo
- Entrou meio nervoso na partida e foi dominado nos primeiros minutos
Ponto Fraco do Palmeiras
- Mudanças de Muricy Ramalho não surtiram efeito e o time pouco criou na segunda etapa
Personagem do jogo
- Jóbson, autor do segundo gol
Esquema Tático Botafogo
4-4-2
Jéfferson; Alessandro, Juninho, Wellington e Diego; Leandro Guerreiro, Fahel, Lúcio Flávio (Jônatas) e Renato (Thiaguinho); Jóbson e Reinaldo (Victor Simões). Técnico: Estevam Soares
Esquema Tático Palmeiras
4-5-1
Marcos; Figueroa, Danilo, Maurício Ramos e Pablo Armero (Wendel); Edmilson (Robert), Pierre, Cleiton Xavier, Deyvid Saconi (Sandro Silva) e Diego Souza; Vagner Love. Técnico: Muricy Ramalho
Cartões Amarelos
Botafogo: Diego
Palmeiras: Armero, Sandro Silva e Deyvid Sacconi
Árbitro
Leonardo Gaciba da Silva (RS)
Público
- 38.717 pagantes