O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar nesta quarta-feira, durante evento realizado pela Caixa Econômica Federal, as ações do Tribunal de Contas e da Polícia Federal que expõem pessoas, antes mesmo delas serem condenadas pela Justiça.
Discursando para uma plateia de prefeitos e representantes de organizações não-governamentais que receberam o prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, Lula disse que, muitas vezes, os administradores públicos apenas são lembrados por eventuais falhas, e não por suas realizações.
"Habitualmente, o administrador público é olhado apenas pelos defeitos. Muitas vezes, as pessoas estão procurando o que eles não fizeram e as coisas boas que poderiam ser exemplos não são mostradas", disse Lula.
"Se o Ministério Público, a Polícia Federal e o Tribunal de Contas forem lá e acharem um defeito, vocês iriam aparecer na televisão em rede nacional", afirmou o presidente, que pela segunda vez no dia que fez referência aos órgãos de controle externo.
Para Lula, é importante corrigir as coisas erradas, mas também é preciso reconhecer as coisas boas que são feitas. "Vão disseminando, mesmo que de longe, as coisas ruins que a gente faz, mas também tem gente olhando as coisas boas que a gente faz. Por isso, não poderia deixar de elogiar essa premiação da Caixa", disse Lula.
O prêmio da Caixa destaca as boas iniciativas relacionadas a programas nas áreas de habitação, gestão ambiental, saneamento e desenvolvimento local e inclusão social. As melhores práticas receberão troféu, certificado e apoio para o desenvolvimento de ações voltadas para o aprimoramento do projeto.