Número de trabalhos que concorrem ao 14º Prêmio aumentou 15% em relação ao ano passado. Além da quantidade, resultados foram superiores também em qualidade. Atualmente os trabalhos do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito estão em fase de julgamento. A decisão do júri e o resultado serão divulgados na segunda quinzena de junho. Considerada a mais importante premiação brasileira na área de segurança no trânsito, o Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito foi criado em 1987, quando a empresa comemorava 10 anos no Brasil. De lá para cá, trabalhos premiados pelo programa contribuíram para despertar a sociedade para importantes questões do setor, como a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança, além de pautar não só o setor privado como também o governo e meios de comunicação para a questão da segurança no trânsito.
O exemplo mais recente foi a aprovação da minuta de resolução que diminuiu de 55 cm para 40 cm a altura da borda inferior do pára-choque traseiro de caminhões, reboques e semi-reboques. A aprovação pelo Contran foi motivada, principalmente, pela premiação do projeto Impacto no Programa Volvo de Segurança no Trânsito em 2002.
Idealizado por pesquisadores da Unicamp, o Projeto Impacto teve efeitos relevantes para colocar o assunto em pauta mostrando benefícios na diminuição de vítimas fatais em função de colisões traseiras em caminhões, reboques e semi-reboques, conhecido por efeito guilhotina. O projeto agora tramita no Congresso.
De acordo com Solange Fusco, gerente de Comunicação Corporativa da Volvo do Brasil, o tema segurança no trânsito sempre foi uma das maiores preocupações da empresa. “No Brasil morrem vítimas de acidente de trânsito cerca de 50 mil pessoas por ano e no mundo o número é de 1,26 milhão de vítimas fatais”, alerta Solange. A Volvo premiará os melhores trabalhos em sete categorias: Cidades, Empresa, Estudante Universitário, Imprensa, Motorista Profissional, Escola e Geral. O ganhador de cada categoria receberá o Troféu Volvo de Segurança no Trânsito, uma viagem a Suécia – sede da Volvo – e R$ 3 mil. A entrega será realizada em agosto, em Brasília. A lista de trabalhos inscritos já está a disposição no site da Volvo.
|