A indústria imaginou. E há alguns anos criou uma nova categoria de automóvel, que deu o nome de crossover.
O Mitsubishi Airtrek, lançado esta semana no Brasil, é um carro desse tipo. Tem um comportamento seguro, boa estabilidade, mas o desenho está mais para um fora de estrada. Enfrenta com maestria os obstáculos do terreno. Andamos num trecho de terra durante o teste realizado na cidade de São Roque, interior de São Paulo. Tinha até lamaçal e buraqueira que se assemelhavam a uma trilha pesada de off road. Com tração nas quatro rodas permanente, o Airtrek venceu os obstáculos com facilidade. E por dentro, banco de couro, conforto excepcional e o câmbio automático com opção de tiptronic.
Além da tração total, a altura do carro em relação ao solo (0,205 m) e a posição de dirigir, com um amplo campo de visão, fazem do Airtrek um carro próximo de um utilitário esportivo. Ele herdou também desses fora de estrada o amplo espaço interno. O banco traseiro, por exemplo, acomoda com muito conforto três passageiros adultos. A distância entreeixos, que proporciona o amplo espaço interno, é de 2,625 m de, a maior da categoria. O carro tem rodas de aro de 16 polegadas e os pneus são 215/60 R 16, com características esportivas. O motor do Mitsubishi Airtrek é um 2,4 de 16 válvulas de 136 cv (potência máxima a 5.000 rpm) e a transmissão auto-mática tem sistema seqüencial: para acioná-la, basta colocar a alavanca para o lado direito e acionar as marchas manualmente: para frente (subindo as marchas) e para trás. O motor não tem características esportivas. Foi concebido para um uso mediano, sem a preocupação de obter potência e torque excepcionais. A maior preocupação do fabricante foi oferecer uma direção confortável.
Segundo Eduardo Souza Ramos, presidente da Mitsubishi do Brasil, o Airtrek vai disputar o mercado com sedãs de luxo e utilitários espor-tivos, mas ele elegeu um concorrente direto, o Subaru Forester. Como toda categoria nova de veículo, o Airtrek acaba conquistando mercado de vários segmentos.
O novo Mitsubishi é a rigor um crossover, mas a empresa criou a expressão all-wheel drive para designar o tipo de carro, talvez com medo de identificar o seu modelo, um carro que custa R$ 108 mil, com o “crossover” integrado à Parati.
A Mitsubishi ampliou a capacidade de produção da fabrica de Catalão, Goiás, de 15 mil para 30 mil unidades por ano, mas o aumento de produção será lento, segundo Souza Ramos. Apesar de a produção estar no limite, com pouco estoque na rede, a empresa não quer ampliar as vendas sem ter uma estrutura adequada para atender os clientes. A rede de concessionárias é de 78 unidades e vai aumentar para 84 nos próximos 30 dias. A Mitsubishi vende no Brasil entre 1,3 mil e 1,4 mil unidades por mês, entre a picape L-200 e o Pajero TR4, ambos fabricados em Catalão.
O preço do Airtek é R$ 108,4 mil, com todos os equipamentos. A única exceção são os bancos de couro. O modelo completo custa R$ 109,9 mil.
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