O Santo André fez festa digna de time campeão para comemorar a sua classificação para a final do Campeonato Paulista. Nem mesmo a derrota por 2 a 1 para o Grêmio Prudente desanimou os 11 mil presentes no Bruno José Daniel e a queima de fogos após o apito final.
O Grêmio Prudente venceu o Santo André por 2 a 1 mas não foi o suficiente para conseguir a classificação para a final do Campeonato Paulista. Como fez melhor campanha na primeira fase (foi o segundo colocado) e venceu o primeiro jogo pelo mesmo placar, a equipe do ABC fará a final contra o Santos.
Os gols do Grêmio Prudente na partida foram marcados por Tadeu, aos 16min do primeiro tempo. e Marcos Assunção, aos 42min. Renato Dias, aos 35min da etapa inicial, fez o gol que colocou o Santo André na final. Apesar dos dois gols sofridos, o goleiro Júlio César foi mais uma vez decisivo e evitou gols que poderiam decretar a desclassificação.
O primeiro jogo da final tem mando de Santo André mas provavelmente deverá ser realizado em outra cidade. O Santos gostaria que os dois jogos fossem no Pacaembu, em São Paulo.
Precisando da vitória por dois gols de diferença para avançar à final do Campeonato Paulista, o Grêmio Prudente entrou em campo com três atacantes, buscando o "milagre da classificação". E a postura ofensiva da equipe de Toninho Cecílio deu resultado logo nos primeiros minutos. Consistente, o time visitante dominou os primeiros minutos e assustou o goleiro Júlio César.
Depois de Henrique Dias desperdiçar excelente oportunidade aos 13min, o Prudente teve sua primeira chance clara aos 16min, e converteu para o gol. Flavinho recebeu grande lançamento e foi derrubado na tentativa de driblar o goleiro andreense. Pênalti, que Tadeu cobrou com categoria e abriu o marcador para os visitantes.
O tento acordou o Santo André dentro das quatro linhas. Atrás no marcador, o time do ABC iniciou uma grande pressão sobre a defesa adversária. Por outro lado, o Grêmio passou a investir nos contra-ataques, especialmente pelas pontas com Flavinho e Henrique Dias. Dessa forma, a partida ganhou em movimentação e velocidade.
De tanto insistir, o Santo André conseguiu o empate, após um bombardeio sobre o goleiro Márcio. Aos 35min, Branquinho fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para a pequena área. Substituto de Rodriguinho, Renato Dias conseguiu o desvio e promoveu a festa no lotado Bruno José Daniel.
No entanto, o embalo do gol andreense durou apenas 7min e a frustração dos mandantes veio novamente após uma bola parada. Aos 42min, Marcos Assunção cobrou falta com categoria, no ângulo direito de Júlio César. Golaço do Grêmio Prudente e tensão no Bruno José Daniel ao final da primeira etapa.
Os 45 minutos finais foram emocionantes. Logo aos 6min, Flavinho saiu completamente livre à frente do gol de Júlio César. Depois de protagonizar um verdadeiro milagre nos instantes finais da etapa inicial, quando evitou o gol de Wesley, o camisa 1 adivinhou o canto na finalização do adversário e salvou o Santo André de sofrer o terceiro gol na partida.
A situação começou a mudar aos 17min, quando Diego cometeu falta pela ala esquerda e recebeu o segundo cartão amarelo. No entanto, a vantagem numérica para o Santo André durou pouco tempo. Logo em seguida, Carlinhos deu um carrinho em Flavinho, que invadiria a área, e foi expulso.
Acuado e nervoso, o Santo André teve a oportunidade de praticamente definir o confronto aos 25min. Gil fez boa jogada pela direita e caiu dentro da área. Pênalti para o Santo André e alívio para a torcida no Bruno José Daniel. Contudo, Márcio acertou o canto da cobrança de Branquinho e manteve o Grêmio no confronto.
Mas, a excelente atuação de Júlio César evitou a eliminação dentro de casa. Com boas defesas, inclusive em outra tentativa de falta de Marcos Assunção, o camisa 1 andreense garantiu a derrota mínima, que trouxe a classificação para a final do Campeonato Paulista de 2010.
FICHA TÉCNICA
Santo André 1 x 2 Grêmio Prudente
Gols
Santo André: Renato Dias, aos 35min do primeiro tempo
Grêmio Prudente: Tadeu, aos 16min do primeiro tempo e Marcos Assunção, aos 42min do primeiro tempo
Ponto Forte do Santo André
Jogadas de velocidade com os laterais que municiaram a dupla de ataque do time
Ponto Forte do Grêmio Prudente
Autor de um gol, Marcos Assunção ajudou no combate da defesa e nas jogadas ofensivas
Ponto Fraco do Santo André
Destaques durante o campeonato, Branquinho e Bruno César foram figuras apagadas e criaram poucas jogadas para os atacantes do time
Ponto Fraco do Grêmio Prudente
Tranquilidade e falta de pontaria para fazer o gol que daria a classificação para a final
Personagem do jogo
Júlio César, goleiro do Santo André, já havia salvado o time no primeiro jogo da semifinal e mais uma vez evitou que o time sofresse mais gols e ficasse fora da final do Paulista
Esquema Tático do Santo André
4-4-2
Júlio César; Cicinho, Toninho, Cesinha e Carlinhos; Alê, Gil, Branquinho (Rômulo) e Bruno Cesar (Marcel); Renato Dias (Ricardo Conceição) e Rodrigão. Técnico: Sérgio Soares
Esquema Tático do Grêmio Prudente
4-4-2
Márcio; João Vítor (Robson), Leonardo, Paulão e Diego; Marcos Assunção, Anderson e Wesley (Carlos Eduardo); Henrique Dias (William), Tadeu e Flavinho. Técnico: Toninho Cecílio
Cartões Amarelos
Santo André: Júlio César, Gil e Alê
Grêmio: Diego, Marcos Assunção, Wesley e Flavinho
Cartões Vermelhos
Santo André: Carlinhos
Grêmio Prudente: Diego
Público e Renda
11.835 pagantes e R$ 177.675,00
Árbitro
Rodrigo Braghetto
Local
Estádio Bruno José Daniel, em Santo André