O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontra-se, logo mais às 15h30 (horário da Suíça), com representantes do Fórum Social Europeu Mundial. Lula disse à Agência Brasil que vai “ouvir o que eles têm a dizer e só então falar”. Não há uma conferência ou discurso elaborado, mas ele informou que certamente abordará a sua proposta de criação do Fundo Internacional de Combate à Pobreza. l
Criado em 2002, o Fórum Social Europeu realizou o seu primeiro evento em novembro daquele ano e o próximo acontecerá na França também em novembro deste ano. Participarão do encontro com Lula cerca de cinco pessoas e também representantes do Fórum Social Mundial, de onde surgiu o Europeu.
A reunião de hoje foi agendada pelo assessor especial da Presidência da República, Oded Grajew , um dos idealizadores do Fórum Social Mundial. Segundo Grajew, as manifestações anti G-8 e a participação de Lula no encontro dos países mais ricos também será assunto do encontro. “Nao falo das manifestações violentas, pois o Fórum tem na sua carta de intenções uma declaração de repúdio às manifestações violentas. Falaremos das mainifestações pacíficas, organizadas pelos movimentos sociais”, disse Grajew à Agência Brasil.
|