A Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) está realizando serviços de manutenção na rede de drenagem em diversos Bairros de Praia Grande. A intenção é minimizar problemas de vazão das águas pluviais ao expandir sistemas de drenagem e desobstruir tubulações e bocas-de-lobo.
O Bairro Sítio do Campo está passando por mutirão de limpeza de bocas-de-lobo desde segunda-feira (14). O objetivo da Sesurb é melhorar o escoamento de águas pluviais em todo o bairro. Aproximadamente 20 funcionários estão executando as atividades que devem ser finalizadas na quinta-feira (24).
Segundo o secretário da Sesurb, Denys dos Santos Fonseca, a limpeza das bocas-de-lobo faz parte de uma série de ações de prevenção a alagamentos na Cidade. “Realizamos diversas atividades diárias para melhorar o escoamento de águas no local, mas apesar de mantermos os equipamentos de drenagem em boas condições, ao evitar jogar detritos nas ruas a população está impedindo que materiais sejam carregados pela chuva, entupindo bocas-de-lobo e canais e causando pontos de alagamento”, afirmou.
Na Rua Guimarães Rosa, na altura do número 144, no Bairro Ocian, a Divisão de Manutenção e Drenagem da Sesurb está executando a troca de 8 tubos de 300 milímetros de diâmetro no local. Os novos equipamentos, em substituição aos anteriores danificados pela ação do tempo, melhorarão o escoamento de águas pluviais no trecho. A previsão é que o serviço seja finalizado na quarta-feira (23).
Ao longo da Rua Josefa Alves de Siqueira, no Bairro Anhanguera, a Prefeitura está executando o nivelamento do piso sextavado. O assentamento, além de melhorar o caimento do piso, visa trazer mais segurança para motoristas que trafegam pelo local. A previsão é que as atividades sejam finalizadas em 15 dias.
Manutenção – Foram finalizados serviços de drenagem nos Bairros Antártica e Melvi na última semana. Na Rua Evaristo Paraíso, esquina com Avenida Ministro Marcos Freire, no Bairro Antártica, a Sesurb executou a troca de 3 tubos de 500 milímetros de diâmetro no local e a reforma de um poço de visitas (PV). “Os PVs são câmaras visitáveis destinadas a permitir a inspeção e limpeza da tubulação subterrânea. Com essa manutenção prevenimos problemas na vazão da água nas galerias”, explicou o chefe da Divisão de Manutenção e Drenagem, Sidney Barbosa da Penha
Já no Bairro Melvi, entre a Avenida Miami e Travessa 8, a Sesurb instalou aproximadamente 80 metros de rede de drenagem, com tubos de 500 milímetros de diâmetro. Além disso, a via recebeu sistema de captação de esgoto provisório. A atividade eliminou pontos de acúmulo de água no local.