Aumentam casos de conjuntivite em PG

 

Litoral - 21/03/2011 - 16:51:25

 

Aumentam casos de conjuntivite em PG

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Sesap divulga cuidados para que surto não tenha grandes proporções na Cidade

Sesap divulga cuidados para que surto não tenha grandes proporções na Cidade

É crescente o número de pessoas que chegam aos prontos-socorros de Praia Grande com sintomas de conjuntivite. Só na última quinta-feira (17) mais de 300 pessoas infectadas pela doença foram atendidas nos bairros Samambaia, Quietude e Boqueirão. Para evitar o contágio, a Secretaria de Saúde Pública do Município (Sesap) está orientando a população a como se prevenir com cuidados simples.

De acordo com a chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica, Leila Prieto, se alguns hábitos comuns forem adotados pela população, é possível evitar que o surto da doença ganha grandes proporções. “Esse tipo de conjuntivite é comum na época do verão, sendo transmitida por vírus ou bactérias. Se bem tratada, pode ser curada em poucos dias”, disse.

Para quem suspeitar ter sido contagiado pela conjuntivite, a recomendação é que seja fervido um litro de água filtrada e limpa para acondicionamento em um vidro esterilizado, que deve ser conservado na geladeira. Constantemente, deve-se umedecer um algodão com a água e lavar os olhos. Repetir esse procedimento ao acordar e, após isso, é preciso lavar sempre as mãos e não coçar os olhos. Para matar a bactéria, é necessário trocar as fronhas diariamente e evitar frequentar locais com aglomerações.

A Secretaria de Saúde salienta que a conjuntivite não é uma doença grave, mas é incômoda e transmissível. Inicia em um olho e normalmente passa para o outro. É transmitida de pessoa para pessoa, principalmente através de objetos contaminados quando não são observados cuidados de higiene pessoal, especialmente a lavagem habitual das mãos. A contaminação ocorre com maior facilidade em ambientes coletivos como: escolas, creches, fábricas, transportes coletivos e outros.

Os sintomas da doença são olhos avermelhados; lacrimejamento; sensação de areia nos olhos; pálpebras inchadas e avermelhadas; secreção amarela nos cantos dos olhos ou nas bordas das pálpebras; intolerância à luz; pálpebras grudadas ao despertar. Quando se tratar de uma conjuntivite viral, apresentará uma secreção esbranquiçada e em pouca quantidade, levando aproximadamente 15 dias para curar. Já a conjuntivite bacteriana produz secreção amarelada em abundância e leva de 3 a 5 dias para cura com tratamento adequado.

Outras formas de evitar o contágio são os seguintes: lave mãos e rosto com freqüência; evite coçar os olhos; não compartilhe lençóis, travesseiros, toalhas, copo, e outros objetos de uso pessoa; mantenha sempre limpos com água e sabão objetos de manuseio constante (telefone, maçanetas, canetas, teclado e mouse de computador etc.).

Sesap divulga cuidados para que surto não tenha grandes proporções na Cidade

Sesap divulga cuidados para que surto não tenha grandes proporções na Cidade

Sesap divulga cuidados para que surto não tenha grandes proporções na Cidade

Sesap divulga cuidados para que surto não tenha grandes proporções na Cidade

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo