ERP ajuda a estabilizar negócios na montanha-russa da economia

 

Opinião - 24/03/2011 - 16:57:02

 

ERP ajuda a estabilizar negócios na montanha-russa da economia

 

Robinson Klein (*) .

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Klein: Sem desperdiçar um grão de arroz

Klein: Sem desperdiçar um grão de arroz

A economia brasileira lembra mais uma montanha-russa, pelos altos e baixos sucessivos e frequentes, do que um foguete em estágios de aceleração.

Sonhamos com um céu de brigadeiro, mas as turbulências sacodem a aeronave dos negócios, logo após períodos de tranquilidade.

É assim, gostemos ou não, porque ainda padecemos de males curáveis – mas sempre postergados: infraestrutura incipiente, carga tributária e fiscal absurda, insegurança jurídica nas relações comerciais, gastos públicos excessivos e nem sempre bem direcionados. Isso faz com que as brasas adormecidas da inflação sejam sopradas e ameacem pegar fogo.

Tudo indica que estejamos, novamente, em um período de baixa, inicialmente de desaceleração do notável crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2010. De quase 8%, talvez desçamos para 4%. Ou 3,5%, quem sabe?

Como planejar e investir em meio a tanta incerteza? E se a economia reagir aos 42 minutos do segundo tempo, o que fazer? Para essas perguntas, e outras que eventualmente ocorram na seara econômico-financeira, a resposta é igual: ERP, ou seja, sistema de gestão administrativa.

Não há como desperdiçar um grão de arroz em um restaurante, ou gastar 5% a mais de energia elétrica em um escritório. Não se pode, também, errar feio nas previsões de vendas, porque o custo seria insuportável.

Mesmo que não estivéssemos na descida da montanha-russa, as margens de lucro seriam tão justas quanto a roupa de quem engordou alguns quilos nas férias.

O lucro só aparece quando a maior parte do planejado foi executado. Quando as contas fecham diariamente – não mensalmente, todos os dias!

Se uma empresa tiver gorduras de ineficiência, terá de conviver com concorrentes que passaram pelo spa da eficiência tecnológica e administrativa. O mercado sabe ser cruel com quem se descuida da saúde financeira.

Sistemas de gerenciamento não fazem mágicas, obviamente. Nem administradores. Mas se o planejamento considerar cenários, eventuais crises, oportunidades e nichos pouco explorados, as chances de crescer em meio a um panorama menos vistoso serão maiores.

Por mais ajustada que esteja a engrenagem administrativa, não há como cobrir todas as variáveis dos negócios sem eficientes ferramentas tecnológicas. Se não for prestidigitador, o ERP poderá ser uma triste referência quando inadequado ou inexistente na organização.

Contra a crise, então, façamos o que a medicina nos ensina: recorramos a mais tecnologia. No mínimo, com um bom ERP a empresa terá mais velocidade no fluxo de informações, apoiando a tomada de decisões, especialmente com a mobilidade que não para de crescer.

Quem sabe mais, e melhor, erra menos. E quem erra menos tem mais chances de vencer os obstáculos no caminho, inclusive a alternância entre crescimento explosivo e crise, uma realidade bem nossa.

 

(*) Robinson Klein é Diretor de Mercado da Rede Cigam - E-mail: cigamsp@cigam.com.br

Klein: Sem desperdiçar um grão de arroz

Klein: Sem desperdiçar um grão de arroz

Klein: Sem desperdiçar um grão de arroz

Klein: Sem desperdiçar um grão de arroz

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo