O deputado estadual Orlando Morando participou hoje (23), juntamente com o governador Geraldo Alckmin, a diretora presidente da Sabesp, Dilma Pena, e demais autoridades da região, do evento de assinatura da ordem de serviço para o início de obras da terceira fase do projeto de despoluição do rio Tietê em São Bernardo do Campo.
Com investimentos de R$ 66,1 milhões, as obras consistem na construção de 30,4 Km de novos coletores-tronco e trechos complementares dos existentes, todos localizados na sub-bacia dos Meninos, que pertence à bacia do Tamanduateí, um dos principais afluentes do rio Tietê. Os coletores são tubulações de grande porte que recebem os esgotos provenientes das redes coletoras às quais os imóveis estão conectados e os encaminham para tratamento. Por isso, são fundamentais para ampliação dos índices de tratamento de esgoto do município.
“Esses investimentos são muito significativos e de grande importância para a nossa cidade, já que com a conclusão desse conjunto de obras, o atual índice de tratamento de esgoto de São Bernardo passará de 27% para 60% até 2012, chegando a 90% até 2014”, comentou o deputado Orlando Morando.
A execução dos coletores tronco Saracantan, Volkswagen, Faria Lima, Casa Grande, Karmanghia, Borda do Campo, Rotary, Dos Limas, Demarchi, Ipiranga, Taioca e Miro Vetorazzo, permitirá encaminhar para tratamento os esgotos dos bairros Montanhão, Jd. Petroni, Nova Petrópolis, Demarchi, Jd. Nossa Senhora de Fátima, Jd. Valdíbia, Vila Olga, Vila Formosa, Ferrazópolis, Vila Silvia, Pq. Espacial, Jd. Lavínia, Assunção, Vila Euro, Pq. SãoDiogo, Jd. Três Marias, Pq. Bandeirante, Jd. Regina, Novo Horizonte, Pça dos Bombeiros, Vila Duzi, Vila Armando Bondioli, Pq. dos Pássaros, Terra Nova, Jd. Paramount, Jd. Hollywood, Vila Mussolini, Baeta Neves, e Jd. Das Acácias, beneficiando uma população de 245 mil moradores. O prazo de conclusão das obras é de 36 meses.
O deputado Orlando Morando também lembrou em seu discurso que as obras do Governo do Estado não se resumem a área de saneamento e esgoto. Ele fez questão de destacar as obras de contenção de margens e desassoreamento do córrego Ribeirão dos Menino, que já tem resultados positivos no combate as enchentes na região e, a construção do Trecho Leste do Rodoanel.
Além disso, Orlando Morando aproveitou a oportunidade para pedir, mais uma vez, ao governador Geraldo Alckmin o Metrô de Superfície para o ABC. “É uma obra muito importante para a região e o Metrô é uma prioridade para o Grande ABC neste momento”, concluiu.
|