Na tarde de sábado, a Portuguesa animou seu torcedor, que já temia até um rebaixamento no Paulista, e goleou o Mirassol por 4 a 1 no Canindé. Uma vitória nesta quarta-feira poderia até colocar o time na faixa de classificação para as quartas de final. Mas a equipe paulistana decepcionou e empatou sem gols com o Santo André, em casa.
O resultado deixa a equipe comandada por Jorginho com 19 pontos, ainda fora dos oito primeiros colocados do Estadual. Situação que poderia ser bem melhor caso o clube se aproveitasse do péssimo desempenho do seu rival nesta noite, que continua na zona de rebaixamento com apenas 12 pontos.
Em campo, a Portuguesa até buscou muito mais o gol que do que o adversário, mas não teve qualidade para abrir o placar e furar o forte esquema defensivo montado pelo Santo André. Os anfitriões tiveram melhor atuação no fim, quando, pressionando, deu mais trabalho.
Antes disso, contudo, a marcação do Santo André, que já chegou a segurar o então líder Palmeiras no Pacaembu, amarrou todas as alternativas ofensivas previstas por Jorginho. Com faltas ou encurtando espaços, o clube do ABC bloqueava a sua área e forçava os donos da casa a apelar para chutes de fora da área, sempre longe do gol.
No segundo tempo, a Portuguesa, ao perceber que enfrentava um time que não tinha o ataque como prioridade, se lançou á frente, mas continuava pecando nas chances que tinha em arremates de média e longa distância. Já o Santo André, como também fez contra o Palmeiras, ficou mais esperto nos contra-ataques, sem eficiência.
Nos últimos minutos, Jorginho lançou seus homens de frente para entrar mesmo que em jogadas individuais na blindada área adversária. O time teve maiores condições de abrir o placar, muito mais na raça do que na técnica, mas continuou sem eficiência na hora de colocar a bola nas redes.
No próximo sábado, a Portuguesa vai a Mogi Mirim para enfrentar o time da casa às 18h30 (de Brasília) e continuar com chance de ir às quartas de final do Paulista. No mesmo dia e horário, o Santo André joga suas últimas fichas na luta para evitar voltar à segunda divisão estadual em clássico local contra o São Caetano, no estádio Bruno José Daniel.
FICHA TÉCNICA - PORTUGUESA 0 X 0 SANTO ANDRÉ
Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 23 de março de 2011, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Maria Eliza Correia Barbosa (ambos de SP)
Assistentes adicionais: Robinson Andréa de Góes e Edson Pavani Júnior (ambos de SP)
Cartões amarelos: Maurício, Fabrício, Jael e Henrique (Portuguesa); Neneca, Denis, Iran, Juan Felipe e Altair (Santo André)
PORTUGUESA: Weverton; Marcos Pimentel (Kempes), Preto Costa, Maurício e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Guilherme, Henrique e Fabrício (Ivo); Jael e Luis Ricardo. Técnico: Jorginho
SANTO ANDRÉ: Neneca; Anderson, Altair e Sandoval; Iran (Juan Felipe), Walax, Magno (Mika), Aloisio e Denis; Celso Luís e Richely (Luciano Fonseca). Técnico: Sandro Gaúcho