O prefeito de São Bernardo, William Dib, fez, dia 04 de junho, o repasse de verbas às Associações de Pais e Mestres (APMs) de sete Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs). Os cheques totalizam R$ 800 mil e servirão para a implementação de Bibliotecas Interativas. Com a medida, a rede municipal de ensino de São Bernardo passará a contar com 50 Bibliotecas Interativas até o final de 2003.
A cerimônia, realizada na EMEB Prefeito Aldino Pinotti, Bairro Santa Terezinha, contou com a presença de secretários, deputados estaduais, vereadores e moradores. As escolas beneficiadas com o repasse são as seguintes: Prefeito Aldino Pinotti, Mário de Andrade, Octávio Edgard de Oliveira, Lorenzo Enrico Felice Lorenzetti, Mário Martins de Almeida, Professor Salvador Gori e Professor Paulo Teixeira de Camargo.
Dr. Dib destacou que as bibliotecas fazem parte de um conjunto de ações que garantem qualidade no ensino como laboratórios de informática, educação tecnológica, formação continuada dos professores e a parceria com as APMs.
“São Bernardo quer reverter a equação de que as crianças da rede pública só conseguem vagas nas universidades particulares, tendo de pagar caro por cursos universitários, sendo que as vagas públicas ficam para os filhos de pessoas em melhores condições econômicas, estudantes das escolas particulares. Vamos mudar esse quadro com a qualidade do ensino oferecido no município, dando condições de igualdade de competição aos nossos estudantes”, disse o prefeito.
O secretário de Educação e Cultura, Admir Ferro ressaltou que a transferência dos recursos para as APMs agiliza o processo de instalação dos equipamentos tecnológicos nas escolas. “A Prefeitura de São Bernardo realiza uma verdadeira gestão democrática, ao possibilitar à comunidade condições para gerir os recursos públicos”.
O programa de Bibliotecas Interativas é uma parceria entre a Prefeitura de São Bernardo e o Departamento de Biblioteconomia da Faculdade de Comunicações da Universidade de São Paulo (USP).
O espaço físico das bibliotecas é composto por móveis modulares, piso em madeira, acervo básico com três mil livros (alguns em três dimensões), enciclopédias, dicionários, jornais, revistas em quadrinhos e outros.
São oferecidos equipamentos como videocassete e fitas de vídeo, filmadora, fones de ouvido, TV, CD-player, microcomputadores conectados à internet e formatados com bancos de dados, com todo o acervo. A arquitetura é adaptada ao prédio original da escola. Com essa nova concepção, o município passou a servir de referência para outras cidades. O projeto educacional de Bibliotecas Interativas recebeu o Prêmio Desempenho, promovido pela Revista Livre Mercado, em 2001.
|