O vulcão islandês Grimsvoetn, que entrou em erupção no sábado, continuava expelindo cinzas nesta segunda-feira e o fenômeno afetava a capital, Reykjavik, a 400 km da cratera.
Apesar da situação, o organismo europeu de segurança aérea, Eurocontrol, informou que o espaço aéreo da Europa não deve ser fechado, mesmo parcialmente, ao menos de maneira imediata.
A erupção do Grimsvoetn provocou o fechamento do espaço aéreo da Islândia no domingo, o que lembra o que aconteceu ano passado quando as cinzas do Eyjafallajokull paralisaram o céu europeu e deixaram três milhões de passageiros no chão.
"O Grimsvoetn continua em atividade e, apesar da potência da erupção ser inferior a de ontem (domingo) pela manhã, é comparável a da noite passada, com a nuvem de cinzas chegando a 10 km de altura", declarou à AFP o geofísico Einar Kjartansson, do Instituto Meteorológico islandês.
"As cinzas se dispersaram sobre boa parte do país. À noite havia cinzas em Reykjavik, mas agora não", acrescentou.
Para o especialista, a erupção pode durar uma semana ou duas, mas ele destacou que é impossível fazer previsões realistas.
"Os meteorologistas afirmam que as cinzas podem seguir para a Europa durante a semana, mas não é mais que uma possibilidade, não é garantido", acrescentou.