A decisão anunciada na última quarta-feira pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF),
cumprindo determinação da Justiça de Pernambuco, de reconhecer oficialmente o Sport como campeão brasileiro de 1987, revogando a conquista do Flamengo, agradou em cheio ao São Paulo.
O advogado e ex-presidente do clube do Morumbi, Carlos Miguel Aidar, disse ao diário
LANCE! que o time carioca não era mesmo o legítimo vencedor do Campeonato Brasileiro daquele ano. Com isso, o São Paulo passa a ser, no entendimento dos cartolas do clube paulista, o detentor legítimo da polêmica Taça das Bolinhas.
“É o que tinha de ser feito. O Flamengo não foi campeão brasileiro de 1987. A Taça das Bolinhas é do São Paulo e vai continuar com o São Paulo”, afirmou Aidar ao jornal.
O clube pernambucano ganhou a ação em 27 de maio deste ano, três meses depois da entidade máxima do futebol nacional reconhecer o time carioca também como campeão do Brasileiro de 1987.
A CBF lembra, no entanto, que ainda cabe recurso e afirma que reconhecer também o Flamengo como campeão daquele ano não contraria a decisão da Justiça pernambucana.
A Taça das Bolinhas é o troféu criado para ser concedido ao primeiro time vencedor do Campeonato Brasileiro em cinco ocasiões. Sem o título do Fla em 1987, o São Paulo seria o clube que teria alcançado o feito primeiro, em 2007.
Se o time carioca tiver sua conquista reconhecida, ele passa a ser a primeira equipe a faturar cinco troféus do Brasileiro, graças ao título de 1992.