Após sites do governo brasileiro saírem do ar na quarta-feira por causa de um ataque de hackers, nesta sexta-feira foi a página na internet do Ministério da Cultura que teve uma suposta tentativa de invasão. De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, foi registrada pela manhã uma sobrecarga de acessos causada por um único IP - número que identifica o computador individualmente - "que parecia querer derrubar o servidor do ministério", segundo nota divulgada.
A ameaça gerou um alerta instantâneo e foi "logo neutralizada". No entanto, o Ministério da Cultura negou que o site do órgão tenha ficado fora do ar por conta de um ataque de hackers à página. Sendo que a sobrecarga de acessos causou apenas uma "instabilidade", e não a retirada completa do site do ar.
Segundo a equipe técnica, é possível que hackers tenham tentado derrubar o sistema, mas isso não ficou comprovado. A ameaça teria acontecido às 7h desta sexta. O site está funcionando normalmente.
Entenda o caso
Na quarta-feira, sites do governo brasileiro saíram do ar por causa de ataques assumidos pelo LulzSecBrazil, o braço brasileiro de um grupo internacional da hackers. Foram alvo os sites da Presidência da República, do governo federal, da Previdência, da Petrobras e da Receita Federal. Na quinta-feira (23), as páginas da Presidência da República, do Senado e do Ministério dos Esportes sofreram com a ação dos hackers. Eles utilizam o chamado DDoS (sigla em inglês para distributed denial-of-service, ataque distribuído de negação de serviço), que usa robôs (máquinas) em várias partes do mundo para sobrecarregar um sistema. O objetivo dessas ações não é invadir o sistema, mas sim tirar o site do ar.