Na noite da última quarta-feira (29/06), o deputado e líder do PSDB na Assembleia Legislativa, Orlando Morando, teve forte atuação para a aprovação do projeto de lei complementar que 37/2011, que regulamenta a nova política salarial do magistério paulista e altera o plano de cargos e carreiras da categoria.
A proposta de política salarial para a educação propõe aumento para 374 mil profissionais ativos e aposentados da rede, com índices de 13,8% em média sobre o salário-base e acumulará em 2014 ganhos de 42,2%.
O projeto de lei foi aprovado com uma emenda aglutinativa, que faz com que o aumento salarial vigore a partir de junho, e não mais julho, nos quatro anos. Além da medida retroativa, a emenda também estabelece que haverá, anualmente, um processo de negociação entre o governo estadual e as entidades representativas da categoria. O objetivo será fazer periodicamente uma avaliação do plano salarial em vigor.
Orlando Morando destacou o empenho do governo em melhorar as condições salariais dos servidores da Educação, enviando a proposta à Assembleia Legislativa e aceitando as modificações propostas pelos deputados para atender reivindicações dos professores.
O objetivo principal do Governo, com esse aumento, é assegurar condições não só para a permanência em salas de aula dos profissionais da rede estadual, mas também para tornar o Magistério uma carreira capaz de atrair os jovens que tenham vocação para o ensino. Em outras palavras, é preciso garantir para os jovens de hoje e para os das futuras gerações que valerá a pena seguir a carreira de professor no Estado de São Paulo.
Além disso, o deputado Orlando Morando foi o relator especial na aprovação do projeto do Projeto de Lei 624/2011, que autoriza empréstimos para investimentos nas linhas de transportes sobre trilhos.
O valor total do investimento será de R$9,3 bilhões e tem como principal objetivo a construção da Linha 18 do Metrô, que vai da estação Tamanduateí, na capital paulista, até a cidade de São Bernardo do Campo, atendendo toda a região do Grande ABC.