O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu,nesta terça-feira, a ministra de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, Heidemarie Wieczorek-Zeul, para discutir relações comerciais entre os dois países. No encontro, foi assinado um acordo de cooperação bilateral para a execução de projetos na área de preservação das florestas tropicais, no qual a Alemanha doou mais de R$ 100 milhões que serão destinados ao programa de proteção das florestas tropicais do Brasil e para a demarcação de 18 milhões de hectares da Floresta Amazônica.
"O programa de desenvolvimento que estamos pensando para a Amazônia vai contar com as experiências exitosas que já foram implantadas como piloto e serão transformadas em políticas públicas de desenvolvimento da região graças à essa cooperação entre os dois países, que já dura 10 anos", declarou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Segundo ela, a cooperação entre Alemanha e Brasil é fundamental pelo fato de o país ser um dos principais doadores do programa piloto PPG-7 na Amazônia, programa de criação de alternativas de desenvolvimento sustentável para comunidades da região.
A ministra Alemã disse que a preservação das florestas brasileiras é importante para todo o mundo já que elas são essenciais para evitar a alteração climática do planeta. "É também nosso interesse e interesse dos europeus que o Brasil adote a linha que tem adotado na proteção das florestas tropicais. Nós estamos muito interessados nessa cooperação e desejanos continuar cooperando", afirmou Heidemarie.
Após o encontro com a ministra alemã, o presidente Lula participou de uma reunião de trabalho com o presidente do Conselho de Ministros do Líbano, Rafik Hariri, no Itamaraty, que chegou ao Brasil no dia sete para visita oficial.
Hariri foi quem orquestrou e liderou a reconstrução da capital Beirute após a guerra que devastou o Líbano entre os anos de 1975 e 1990. O líder libanês, que está acompanhado de quatro ministros, veio apresentar ao governo brasileiro os potenciais de seu país, que se tornou rota mundial dos negócios, turismo e laser. Lula ainda oferecerá um almoço à comitiva libanesa.
|