O governador Geraldo Alckmin assinou nesta sexta-feira, 12, a liberação de aproximadamente R$ 3 milhões para a Santa Casa de Misericórdia de Santos. A verba será utilizada nas obras de construção de uma casamata para o abrigo de um acelerador linear da área de radioterapia do hospital.

"O Estado liberou o acelerador linear, através de emenda dos parlamentares aqui da Baixada Santista, e agora está liberando R$ 2,988 milhões para a construção da casamata. Aqui já tem uma, em torno de 300 m², e ela será ampliada para mais de 1.200 m², prevendo um segundo acelerador linear, uma ressonância magnética também de última geração e o serviço para braquiterapia", afirmou o governador.
A casamata é um abrigo antirradioativo, construído em concreto e aço com revestimento de chumbo e sistema de ventilação de ar. O local fornece a infraestrutura necessária para o funcionamento do acelerador linear de partículas.
Suas paredes de concreto impedem o vazamento de radiação durante a radioterapia, o que garante mais segurança a quem trabalha no local e também a quem recebe o atendimento. A previsão é que a casamata esteja pronta ainda no primeiro trimestre de 2012.
"O acelerador linear é para radioterapia, é para a cura, para tratamento. E ele tem uma eficiência impressionante. Nós médicos dizemos que tem a melhor pontaria do Brasil, ele é muito certeiro no sentido de tratar o câncer, por exemplo, sem lesar o tecido do entorno. Então é muito eficiente o trabalho, é a última geração. Esse acelerador linear aqui para a Santa Casa de Santos é o mesmo do Sírio Libanês em São Paulo", lembrou Alckmin.
|