A Associação de Veículos Solares Aurora, principal organização que tem participado das corridas de carros solares, anunciou em 2010 uma parceria com a Mazda para promover um concurso que escolheria o design conceitual do próximo carro que a representar a equipe. No último sábado (20/08) o vencedor foi anunciado, com o desenho do Solaris.

O Solaris foi concebido pelo designer Ali Jafari, que se inspirou nas curvas aerodinâmicas dos aviões a jato para fazer os traços do carro. O veículo é agora o ícone da linha de evolução da Aurora, que planeja fazer protótipos que se aproximam mais dos carros comuns, em vez das "espaçonaves de três rodas" usadas tradicionalmente.
A Aurora tem a missão de fazer o Solaris se tornar realidade e competir na temporada de 2012, com o ambicioso objetivo de produzir um carro totalmente solar que possa levar dois ocupantes, além de poder atingir até 150 Km/h.
Mazda escolhe Solaris Concept Car como carro do futuro
A japonesa Mazda continua de olho em novas tecnologias e soluções sustentáveis para a indústria automobilística. A montadora promoveu, em parceria com o The Aurora Vehicle Association, o concurso Aurora Survivor 2050, para escolher o modelo ideal de transporte para o futuro – neste caso, o ano 2050. A montadora nipônica e a entidade parceira, especializada na pesquisa de transportes ecológicos, escolheram o Solaris Concept Car, projeto do designer Ali Jafari, da Universidade de Monash, na Austrália.
O carro, com formato que remete aos landspeeders utilizados pelos personagens da ficção científica ‘Star Wars’, foi concebido seguindo critérios de viabilidade comercial. O veículo tem foco na utilização de energia solar. A superfície do modelo também funciona como placas de absorção da luz do Sol, e pode ser disposta em várias posições para captar energia com mais eficiência.
O projeto prevê um motor elétrico assistido por outro que converte a energia solar em energia elétrica. O Solaris tem apenas um lugar e é capaz de atingir a velocidade de 150 km/h. O conceito ainda está em fase de estudos e adaptações, e será mostrado em forma definitiva na World Solar Challenge de 2013, feira australiana que reúne cientistas que pesquisam inventos movidos a energia solar em todo o mundo.
|