O deputado estadual Orlando Morando, que tem se empenhado muito e priorizado em seu mandato a questão da mobilidade urbana, exalta o anúncio da construção do Ferroanel, algo que ele vem solicitando nas audiências e destacando a importância desde a construção do Rodoanel.
O Ferroanel, versão ferroviária do Rodoanel, será construído em uma parceria entre o governo estadual e o governo federal. A estimativa de custo da linha exclusiva para cargas, com cerca de 60 km de Itaquaquecetuba a Jundiaí, é de R$1,2 bilhão. E a previsão de entrega é até 2014.
No projeto do Ferroanel, o Grande ABC é um dos locais previstos dos terminais multimodais, que são pontos de carga e descarga. Além do ABC, os outros pontos são Cubatão, São Paulo (Lapa, Mooca e Zona Leste), Campinas, Jundiaí, Vale do Paraíba e mais dois locais a serem definidos.
“É uma obra de extrema importância e necessidade, já que deve retirar os caminhões de estradas e centros urbanos, pois parte das cargas deve migrar para o sistema ferroviário. Além disso, vai agilizar e reduzir as despesas do transporte de mercadorias”, comentou o deputado Orlando Morando.
Vale ressaltar que segundo a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), o ferroanel, novos equipamentos e outra linha de 12 km até Suzano poderão eliminar 2 milhões de viagens de caminhão e reduzir em 48 milhões de km, o total rodado por veículo de carga no centro.