Até o dia 13 de setembro de 2011, esta terça-feira, os brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão de tributos neste ano. O Impostômetro instalado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) chegou a marca de pagamento de impostos municipais, estuais e federais as 11h35. Em relação ao ano anterior, a o valor foi atingido 35 dias antes da data anterior.
Segundo a ACSP com tudo que o país já arrecadou neste ano, é possível fazer o pagamento de cerca de R$ 1,8 bilhão de salários mínimos e comprar aproximadamente 4,8 bilhões de cestas básicas que poderiam abastecer toda a população do pais foi 25 meses ou ainda dar aos brasileiros medicamentos durante 455 meses.
Em outras comparação, com o valor dos impostos é possível fazer a compra de 40 milhões de carros populares, 1 bilhão de geladeiras e também 400 milhões de televisores com tela de plasma. O governo poderia também fazer a construção de 48 milhões de casas de 40 metros quadrados. Já nos serviços públicos, seriam construídas 3,9 milhões de postos de saúde.
O Impostômetro da ACSP está ativo desde 2005, quando foi inaugurado na faixada do prédio da associação. Ainda é possível acompanhar a arrecadação dos impostos através da pagina eletrônica do Impostômetro. O site permite visualizar a arrecadação por ano, mês, dia, por hora, minuto, ou segundo e também por habitante.